5 sites que oferecem cursos gratuitos de Python

Aprender a programar pode ser uma tarefa complicada, especialmente para quem está dando os primeiros passos nessa jornada. A Python está entre as linguagens mais rentáveis, populares e fáceis de serem aprendidas. Por isso, fizemos uma seleção com alguns sites que oferecem cursos gratuitos de Python.

É preferível, é claro, que você já tenha alguma base ou tenha feito um curso de lógica de programação. No entanto, a maioria dos sites que você verá a seguir também oferecem outros cursos gratuitos de programação.

Descubra, a seguir, quais são os sites que selecionamos e quais são os cursos gratuitos que destacamos para você!

Onde fazer curso gratuito de Python com certificado

Nada melhor do que estudar gratuitamente e ainda obter um certificado de conclusão, certo? O certificado é um documento importante que atesta a capacidade da pessoa.

Por outro lado, mesmo que o curso não ofereça certificado, obter o aprendizado é o que mais vale. Afinal de contas, um certificado não tem serventia se a pessoa, de fato, não souber de nada, não é?

5 sites que oferecem cursos gratuitos de Python
Imagem de uma Python apenas para adicionar um toque de humor

Sem mais delongas, veja, abaixo, 5 sites que oferecem cursos gratuitos de Python:

1. Coursera

O Coursera é um dos principais sites de cursos do mundo. Na plataforma é possível encontrar uma grande variável de opções, tanto gratuitas quanto no precinho.

No curso “Python para Todos” você aprenderá a instalar e escrever o seu primeiro programa nessa linguagem, utilizar variáveis para diferentes fins e muito mais.

Acesse a plataforma e clique no botão “Cadastre-se gratuitamente” para começar os estudos.

2. Learn Python

Esse é um dos melhores lugares para começar. No LearnPython.org você aprenderá desde o básico até as funções mais avançadas da linguagem de programação. Embora não ofereça certificado, a plataforma oferece tudo que você precisa para aprender a programar.

Além dessa, no site também é possível aprender C, C++, PHP, Java, Ruby, SQL e muito mais.

3. Udemy

Assim como a Coursera, a Udemy é uma plataforma onde é possível encontrar uma grande variedade de cursos e conteúdo gratuito oferecido por instituições e profissionais renomados.

No “Introdução à Linguagem Python” os alunos aprenderão a desenvolver softwares, entenderão os conceitos básicos da linguagem, manipular strings e muito mais. O conteúdo pragmático do curso pode ser visto abaixo:

O curso é em português e oferece certificado de conclusão.

Acesse o site da Udemy e clique em “Inscreva-se agora” para começar.

4. Google Developer

Imagina fazer um curso de programação oferecido pela gigante de tecnologia Google? A poderosa t em uma plataforma que oferece cursos de programação em diferentes lingaguens, incluindo a Python.

Na plataforma é possível encontrar três cursos introdutórios a linguagem de programação. Além disso, o site também conta com o Codelab, um espaço repleto de tutoriais para que os alunos possam por em prática os seus conhecimentos.

5. YouTube

Embora não ofereça certificados, é possível aprender bastante com os conteúdos disponibilizados na maior plataforma de vídeos da internet.

O curso Aprenda Python em 10 minutos é oferecido pelo canal Didática Tech e é destinado para está dando os primeiros passos.

A aula está organizada da seguinte maneira:

  • 0:21 Como programar em Python usando um compilador online
  • 0:50 Primeiro comando Python: imprimir mensagem na tela print(‘Olá, mundo!’)
  • 1:35 Realizando operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação, divisão e exponenciação
  • 2:19 Criando variáveis em Python e realizando operações com elas a partir do símbolo de atribuição “=”
  • 3:56 Imprimindo várias informações na tela ao mesmo tempo
  • 4:50 A diferença entre o operador de atribuição “=” e o operador de comparação “==”
  • 5:42 Aprendendo os condicionais if else em Python
  • 7:13 A importância da indentação (recuo) nos códigos Python
  • 7:40 Aprendendo como criar um loop for de repetição de comandos
  • 8:09 Entendendo que a indexação em Python começa com 0, não com 1
  • 9:58 Como continuar aprendendo Python, quais materiais utilizar e como estudar, quais os principais comandos você precisa aprender para dominar a linguagem
  • 10:12 Como estudar Python para machine learning e ciência de dados

Assista o curso:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

E aí, gostaram das nossas dicas de cursos gratuitos de Python? Deixe um comentário e conte pra gente o que você achou. Bons estudos!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente