Conheça 5 ótimos cursos de Corte e Costura para iniciantes

Se você deseja aprender a costurar como uma profissional, seja por lazer ou para trabalhar na área, a dica é investir em um curso de capacitação. Há várias opções de cursos de Corte e Costura para iniciantes na internet, desde gratuitos a pagos. Você também pode encontrar ótimos cursos de corte e costura presenciais para quem está começando.

Nesse caso, você encontrará o curso de Modelagem e Costura do Senac, por exemplo. Embora não esteja disponível em todas as regiões, é possível encontrá-lo em várias unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul etc. A seguir falaremos mais como você pode encontrar e se inscrever no curso de costura do Senac de sua região.

No entanto, também falaremos de opções online que também tem muita qualidade. Continue lendo e veja as dicas que separamos para vocês.

5 dicas de cursos de Corte e Costura para quem está começando

Se você deseja criar suas próprias roupas, bolsas, acessórios de moda, realizar um curso de Corte e Costura é o primeiro passo. Há várias opções e no conteúdo abaixo você encontrará algumas dicas entre as melhores opções gratuitas e pagas.

Conheça 5 ótimos cursos de Corte e Costura para iniciantes
Reprodução/Freepik

Nos cursos a seguir, você aprenderá a utilizar a máquina de costura caseira, conhecerá os materiais básicos, como tirar medidas corporais e muito mais.

Confira:

1. Curso de Modelagem, Corte e Costura da Gisleide Novelo

No curso de Modelagem, Corte e Costura grátis da Gisleide Novelo, você terá acesso há mais de 40 horas de muito aprendizado. Nas aulas, você aprenderá a tirar medidas, como fazer molde saia reta, como fazer bases, gola, colarinho, zíper invisível e muito mais.

É um dos cursos gratuitos mais completos que você encontrará na internet.

Nessa playlist você terá acesso a todas as aulas do curso.

2. Costura para Iniciantes da Aline Albino

Nesse curso de Costura para Iniciantes da Aline Albino, oferecido na plataforma de cursos online Udemy, você aprenderá sobre os materiais básicos para costura, como escolher o tecido certo para usar na máquina doméstica, técnicas de costura simples, francesa e inglesa, como criar uma ecobag com bolso e muito mais.

Esse é um curso profissionalizante que possui mais de 378 avaliações, onde a grande maioria é positiva. Ou seja, é uma excelente maneira de sair do zero e aprender algumas técnicas e conceitos básicos.

Acesse a página do curso.

3. Corte e Costura Online Grátis do Prime Curso

Esse é um curso básico, porém é ideal para quem deseja desenvolver noções, técnicas e habilidades sólidas de corte e costura. Embora o curso seja gratuito, para obter o certificado será necessário fazer um investimento.

Veja o conteúdo pragmático do curso:

  • Introdução
  • Preparação do Tecido
  • Estrutura dos Tecidos
  • Dicas para compra de Tecidos
  • Como reconhecer o Avesso e o Direito do Tecido
  • Como Trabalhar com: Tecidos Delicados, Pelos, Lisos, etc
  • Relação de Tecido, Agulha, Linha e Ponto
  • Sobre o Risco e o Corte
  • Sobre o Passar do Ferro
  • Acabamentos Finos Manuais
  • Acabamentos Finos a Máquina
  • Princípios de Composição do Vestuário
  • Etiqueta no Vestir
  • Como reconhecer e adequar tipo de Silhueta
  • Apêndice – Dicas Básicas
  • Apêndice – Tipos de Pontos
  • Bibliografia/Links Recomendados

Acesse a página do curso no site da Prime Cursos e clique em “Assinar grátis”.

4. Modelagem e Costura para Iniciantes do Senac

O curso de Modelagem e Costura para iniciantes do Senac é indicado para quem deseja trabalhar no ramo da moda. Nesse curso, os alunos aprenderão a elaborar moldes, a fazer acabamentos, técnicas de costura e corte para a confecção de peças do vestuário feminino.

O curso é pago, mas pode ser oferecido gratuitamente em algumas regiões por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

O curso é oferecido no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em várias regiões.

Entre em contato com o Senac de sua região para verificar a disponibilidade.

5. Costura para todos da Lucieuda Silva

Para finalizar a nossa lista, o curso Costura para Todos da Lucieuda Silva é outra excelente opção para iniciantes no mundo do corte e costura. O curso conta com sete módulos, onde os alunos aprenderão a manusear a máquina de costura, aprenderão sobre os materiais e tecidos, aprenderá sobre modelagem, tirar medidas, confeccionar diversos tipos de peças masculinas e femininas e por ai vai.

O curso é completo e custa R$ 34,90.

Acesse a página do curso.

Se você quer aprender a confeccionar peças, a costurar como uma profissional, ou apenas quer aprender por hobby mesmo, esses cursos de corte e costura para iniciantes provavelmente te ajudarão.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário. Gostou dessas dicas? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Bons estudos.

Meu nome é Jéssica Chagas, amo escrever sobre Educação e assuntos relacionados. Procuro aprender e melhorar cada dia mais. Viu algum erro ou tem alguma sugestão? Entre em contato!

Comente