Curso de Auxiliar de Saúde Bucal 2022 – Como é o curso e onde fazer

Seus dentes precisam de cuidados além dos que você realiza em casa! Quando você está em atendimento normalmente o dentista tem companhia, alguém o auxilia a todo momento. Esse profissional é formado no curso de Auxiliar de Saúde Bucal.

Considerando que se trata de um mercado com demanda durante todo o ano, pois sempre há alguém com dor dente, vamos indicar para você 5 cursos de auxiliar em saúde dental.

Mas antes iremos falar sobre o que o auxiliar em Saúde bucal pode fazer nas clínicas e consultórios dentários, o curso possui um custo de R$ 1.500 em média de investimento.

Como é a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal?

O auxiliar em Saúde bucal é uma profissão regulamentada pelo CRO – Conselho regional de odontologia, porém não pode trabalhar sem a supervisão de um odontólogo.

Curso de Auxiliar de Saúde Bucal 2022 - Como é o curso e onde fazer
Reprodução/Internet

Segundo o site Dental Office estas são as atividades que esse profissional pode realizar:

  • Organizar e executar atividades de higiene bucal;
  • Processar filme radiográfico;
  • Preparar o paciente para o atendimento;
  • Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
  • Manipular materiais de uso odontológico; Selecionar moldeiras;
  • Preparar modelos em gesso;
  • Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
  • Executar limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
  • Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;
  • Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
  • Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;
  • Realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal;
    Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.

Auxiliar em Saúde Bucal – UNIFEP

O curso da UNIFEP se trata de curso a distância com duração de 360 horas, com estágio supervisionado obrigatório de 60 horas, dividido em 5 módulos: 1 de gestão em saúde, 2 de processos saúde-doença, 1 de promoção e prevenção em saúde bucal e 1 de estágio supervisionado.

Podem fazer o curso pessoas que findaram o ensino fundamental, que visam uma entrada rápida no mercado de trabalho e tenham interesse em odontologia.

Clique aqui para se inscrever!

Auxiliar em Saúde Bucal – Estação de Ensino

A Estação de Ensino oferece duas modalidades do curso ASB, o curso regular e o acelerado. O curso regular possui a duração de 6 meses e 60 horas de estágio obrigatório, o acelerado possui a duração de 45 dias e 60 horas de estágio obrigatório.

Os dois são à distância, podendo ser realizado através do seu aparelho celular, tablet ou computador com acesso a internet.

O curso é destinado a profissionais que já trabalham em consultórios e necessitam regularizar a profissão.

Clique aqui para se inscrever!

Auxiliar em Saúde Bucal – Curso ASB

A Instituição ASB oferece um curso com duração de 400 horas, com estágio obrigatório de 85 horas. O curso se divide em níveis diferentes: básico, avançado, Plus e expert.

O básico é apenas o curso de auxiliar em saúde bucal.

O avançado oferece o curso de Auxiliar em Saúde Bucal + instrumentação cirúrgica odontológica + ortodontia.

O Plus oferece duas opções de pacote, curso de Auxiliar em Saúde Bucal + instrumentação cirúrgica odontológica ou curso de Auxiliar em Saúde Bucal + ortodontia.

O expert instrumentação cirúrgica odontológica + ortodontia.

Ele é a distância, sendo presencial apenas o estágio supervisionado, que será realizado em consultório ou clínica dentária.

Clique aqui para se inscrever!

Auxiliar em Saúde Bucal – S&M

O curso da S&M possui a duração de 6 meses, com estágio obrigatório de 160 horas, com aulas aos sábados, presencial, há 25 anos no mercado, dividido em 21 conteúdos, como: odontologia conceito, histórico e especialidades; direitos, deveres e ética profissional da ASB; Esterilização e Controle de infecções no Consultório Odontológico; Instrumentos e Instrumentais mais usados em odontologia e muitas outras.

Clique aqui para se inscrever!

Auxiliar em Saúde Bucal – SEDUC Intec

A SEDUC oferece um curso com duração de 344 horas, 9 meses, dividido em 3 módulos, nas modalidades à distância e presencial.

Nos módulos ofertados pelo curso haverá aulas de anatomia geral e odontológica, microbiologia e biossegurança, ética profissional e legislação, primeiros socorros, ergonomia, introdução à odontologia e prevenção, planejamento e organização, gestão dos sistemas de saúde, visita técnica, odontologia e suas especialidades, materiais dentários, processamento radiográfico e instrumentais odontológicos.

Clique aqui para se inscrever!

E você, já se inscreveu ou está pensando em se inscrever no curso de Auxiliar de Saúde Bucal? Deixe um comentário e conta pra gente!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente