Curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac – Saiba tudo

Publicidade

O curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac é uma especialização profissional destinada para pessoas que estejam cursando ou que tenham concluído a graduação em Nutrição. O curso ensina a utilização de ferramentas e técnicas de avaliação corporal.

Dessa maneira, os Nutricionistas são capazes de realizarem diagnósticos e montarem dietas personalizadas para praticantes de atividades físicas e esportivas.

Veja, a seguir, como funciona o curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac, quem pode se inscrever, o que você vai aprender e outras informações importantes.

Publicidade

Como é o curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac?

O curso de Avaliação Nutricional no Esporte é um Curso Livre oferecido na modalidade de ensino presencial. No entanto, em algumas unidades a qualificação pode ser oferecida na modalidade de ensino a distância (EaD) ou híbrido, com aulas presenciais e a distância.

Curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac - Saiba tudo
Reprodução/Freepik

 

A qualificação tem uma carga horária de 21 horas e é destinada para pessoas que estejam cursando ou que já se formaram em Nutrição.

Nesse curso, os alunos aprenderão a utilizar ferramentas e técnicas para avaliar a composição corporal dos clientes, com o intuito de realizar diagnósticos nutricionais de praticidades de atividades físicas e atletas.

Assim que os alunos concluírem o curso, receberão o certificado em Avaliação Nutricional no Esporte. O certificado, que também serve como um diploma, é reconhecido e muito prestigiado em todo território nacional.

O que vou aprender no curso

Veja o que você aprenderá nessa especialização:

  • Conceito e definição de avaliação nutricional;
  • Pesquisar histórico clínico: problemas de saúde, uso de medicamentos e suplementos, alergias e intolerâncias alimentares e a medicamentos, funcionamento intestinal, ingestão hídrica, histórico familiar e aspectos psicossociais;
  • Identificar rotina de exercício físico analisando modalidade, tempo, intensidade e frequência;
  • Realizar inquéritos alimentares: recordatório 24 horas, registro alimentar, dia alimentar habitual, questionário de frequência alimentar e hábitos alimentares e pesagem direta;
  • Aprender técnicas de antropometria para pesar, medir e aferir circunferências e dobras cutâneas;
  • Entender técnicas de avaliação da composição corporal mais utilizadas nos praticantes de atividade física: antropometria, bioimpedância elétrica e radioabsorciometria de feixes duplos (conhecido como DEXA);
  • Avaliar o gasto energético com fórmulas para estimativa e calorimetria indireta;
  • Entender a importância dos exames laboratoriais na avaliação nutricional: marcadores bioquímicos e fisiológicos;
  • Interpretar os resultados dos exames laboratoriais e da composição corporal;
  • Aplicar o inquérito alimentar;
  • Diferenciar as técnicas de avaliação da composição corporal e suas aplicabilidades;
  • Realizar os cálculos das necessidades nutricionais do indivíduo.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever nesse curso, o interessado deve ter concluído ou estar cursando ensino superior em Nutrição.

Como se inscrever no curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac?

O curso de Avaliação Nutricional no Esporte do Senac é oferecido em diversas unidades pelo Brasil. Dessa maneira, para saber se o curso está disponível em sua região e, então, realizar a sua matrícula, será necessário acessar o site do Senac de seu Estado.

Veja como acessar o site e se matricular nessa especialização com as dicas abaixo:

  1. Acesse a página oficial do Senac.
  2. Em seguida, toque em sua região e, posteriormente, em seu Estado. Você será redirecionado para o site do Senac da sua região.
  3. Nesse site, você pode utilizar a barra de buscas ou acessar o menu “Cursos Livres” para encontrar o curso de Avaliação Nutricional no Esporte.
  4. Após encontrar o curso, veja se é possível se inscrever pela internet. Caso seja, siga as orientações para realizar a sua matrícula.
  5. Caso não seja possível realizar a sua inscrição online, pegue todos os documentos solicitados e vá até a unidade para se inscrever.

Conclusão

Esse curso é perfeito para quem deseja se especializar na área de nutrição esportiva. O mercado de trabalho está cada vez mais aquecido e mão de obra qualificada, cada vez mais procurada.

Após concluir o curso de Avaliação Nutricional no Esporte, você receberá um certificado válido em todo país. Bons estudos!

Criador do Mundo de Cursos, escrevo sobre educação desde 2004. Estudante de pedagogia, nascido e criado no Rio de Janeiro, pai da Letícia e um grande amante do conhecimento. Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente através do e-mail: contato@mundodecursos.com.br.

Comente