Curso de Bartender do Senac – Curso Gratuito, quanto custa e mais

O curso de Bartender do Senac é uma qualificação profissional destinada para maiores de idade que desejam trabalhar no preparo e serviço de bebidas e coquetéis. O profissional formado pode atuar em diversas áreas do turismo, alimentação e hospitalidade.

Como é uma profissão que tem uma demanda grande, o Bartender profissional não encontra escassez em sua área de atuação. No entanto, a qualificação profissional é essencial para se estabelecer no mercado.

Além de atuar no setor privado, o Barternder pode criar o seu próprio negócio, atuando como um profissional liberal. Quer saber mais sobre o curso e a profissão? Continue lendo!

Como é o curso de Bartender do Senac?

O curso de Formação de Bartender é ministrado presencialmente, sendo composto basicamente por aulas práticas. Os alunos aprenderão a preparar bebidas e coquetéis através do conceito de mixologia e técnicas vistas no curso.

Curso de Bartender do Senac - Curso Gratuito, Inscrição e mais
Reprodução/Freepik

Os alunos podem ter aulas remotas e, por isso, é necessário ter um dispositivo com uma boa conexão com a internet. Os participantes terão espaço para tirar dúvidas e trocar experiências durante o curso.

O curso é pago, mas é oferecido gratuitamente em algumas regiões do país através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Tem uma carga horária de 48 horas e, ao final, oferece certificado de conclusão que é válido e reconhecido em todo território nacional.

O que você vai aprender no curso

O conteúdo pragmático do curso de Bartender do Senac pode ser visto abaixo:

  • Adotar boas práticas nos serviços de alimentação e fazer a higienização de equipamentos e utensílios;
  • Conhecer os tipos de bebidas;
  • Interpretar fichas técnicas, considerando medidas, ingredientes e métodos de preparo;
  • Compreender o conceito de mixologia, a importância da pesquisa e o processo criativo;
  • Saber a classificação dos coquetéis: principais coquetéis da International Bartender Association (IBA), coquetelaria contemporânea, escolas de coquetelaria;
  • Aplicar técnicas de dosagem e de preparo como flambados, frozen, trifásicos;
  • Interpretar e anotar pedidos;
  • Identificar as características das bebidas: densidade, teor alcoólico, cor, sabor e aroma;
  • Preparar coquetéis (montados, batidos, mexidos) e usar xaropes e licores;
  • Consumo responsável de bebidas alcoólicas;
  • Segurança aplicada à operação do bar: tipos de riscos do ambiente, ergonomia, equipamentos de proteção individual (EPIs) e primeiros socorros;
  • Planejar a carreira e identificar seu perfil profissional.

Quanto custa o curso de Bartender do Senac?

O preço do curso de Formação de Bartender é de R$ 767,20, em média. Esse valor pode ser parcelado em até 12x no cartão. No entanto, é muito importante ressaltar que o valor do curso de Bartender pode variar de acordo com a unidade do Senac que o está oferecendo. Por isso é essencial consultar a unidade de sua cidade para obter informações mais precisas.

Quem pode se inscrever

Os interessados devem ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental II e ter 18 anos ou mais.

Veja também

Caso a turma tenha aulas remotas, é necessário ter uma boa conexão com a internet.

Como se inscrever no curso de Bartender do Senac?

O curso de Bartender tem grande disponibilidade e, por isso, é oferecido em diversas regiões do país. Em alguns lugares é possível se inscrever pela internet, já em outros essa opção não é oferecida.

Veja, a seguir, como se inscrever no curso de Bartender do Senac:

  1. Acesse o site oficial do Senac;
  2. Desça a página até chegar em “Unidades”. Em seguida, toque na região desejada e, logo em seguida, no Estado que você deseja fazer o curso.
  3. Você será redirecionado para o site do Senac de seu Estado.
  4. Agora, você pode procurar pelo curso de Bartender pela opção “Cursos Livres” ou digitando o nome da qualificação no campo de buscas.
  5. Na página do curso, veja se é possível realizar sua inscrição online. Caso não seja, pegue os documentos necessários e vá até a unidade se matricular.

Curso Gratuito de Bartender do Senac

O curso gratuito de Bartender é oferecido em algumas unidades do Senac através do PSG. A instituição oferece bolsas para esse e outros cursos de qualificação profissional e habilitação técnica.

Curso Gratuito de Bartender do Senac
Reprodução/Freepik

Essas oportunidades são oferecidas para pessoas que têm renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos. Ou seja, os interessados deverão atender esses e outros requisitos do curso, que pode variar de acordo com a região.

Para saber se o curso de Bartender gratuito está sendo oferecido na sua região, você deverá ou acessar o site do Senac de seu Estado para conferir ou, então, ligar para unidade mais próxima e se informar.

Saiba mais sobre os cursos gratuitos gratuitos do Senac.

Trabalhar como bartender é uma experiência dinâmica e multifacetada que vai além de simplesmente misturar bebidas. Além das habilidades técnicas de preparação de coquetéis, o bartender atua como um verdadeiro artista, criando experiências memoráveis para os clientes.

A interação social é uma parte essencial do trabalho, exigindo habilidades de comunicação e empatia para entender as preferências dos clientes e proporcionar um ambiente agradável.

O curso de Bartender do Senac é uma das melhores capacitações profissionais do mercado para quem deseja trabalhar na área. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

5 comentários

  • Responder

    Curso de barman

    • Responder

      Curso de barman em Santo amaro São Paulo

      • Responder

        Gostaria de fazer o curso de bartender no Senac da minha cidade

        • Responder

          Você é de qual cidade, Renata? Vou procurar se há disponibilidade para você.

  • Responder

    Gostaria de cursos para Juiz de fora

Comente