Direito – Veja como é o Curso de Direito

O curso de Direito é uma ciência que está relacionada a aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para organizar e manter um relacionamento entre grupos e indivíduos da sociedade.

Para seguir as profissões ligadas ao exercício do Direito, como advogado, promotor e juiz, é obrigatório ter um diploma de bacharel de Direito em um curso reconhecido pelo MEC e fazer a prova da OAB.

O curso de Direito é sempre muito procurado nas universidades, isso porque a profissão permite alcançar salários altos e há um mercado muito abrangente, apesar da quantidade de pessoas já formadas nesse curso no Brasil.

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito é um tipo de bacharelado e é oferecido em muitas universidades sejam elas públicas ou privadas em todo o país. A graduação possui, em grande parte da sua grade curricular, matérias teóricas, exigindo do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração.

Como é o curso de Direito

Nos primeiros anos do curso são passadas disciplinas com conteúdo teórico, como Sociologia, Economia e Teoria do Estado. Nos anos seguintes, as matérias passam a ser mais específicas, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial. A graduação oferece ainda atividades e aulas práticas nas quais o estudante exercita a retórica que é algo necessário para a profissão.

Em algumas instituições superiores o curso de direito é oferecido com o nome de Ciências Jurídicas e Sociais.

Como é o mercado de trabalho?

O aluno formado no curso de Direito é um profissional que tem com si muitas responsabilidades. O principal objetivo é disciplinar e organizar de forma que a sociedade seja mais justa baseando-se na lei.

Esse profissional pode atuar em diversas áreas do relacionamento humano. Você pode ser juiz ou advogado, pode trabalhar com direito civil, arbitragem internacional. Também pode atuar na advocacia pública.

O mercado de trabalho para quem faz o curso de Direito possui um grande campo de atuação. Além das mais tradicionais, novos setores como o direito ambiental e o direito da tecnologia estão em alta, por exemplo. A carreira pública é muito procurada também.

Faculdades que oferecem o curso de Direito

Por ser um dos cursos mais procurados no País, diversas instituições de ensino superior oferecem a graduação. Veja, abaixo, algumas delas:

  • UERJ
  • UFRJ
  • FGV
  • ANHANGUERA
  • UNIMEP
  • USP
  • UNICAMP
  • ANHEMBI MORUMBI
  • UNESP

Curso de Direito EAD

O curso de Direito não é oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EAD). O curso superior só pode ser realizado presencialmente.

Bolsa de estudos Curso de Direito

Há várias instituições que oferecem bolsas de estudos para o curso de Direito, com descontos variados que podem chegar a 100%. Entre elas, Anhembi Morumbi e Anhanguera oferecem descontos de até 100% utilizando a nota do Enem. Veja, a seguir, as principais opções para se obter uma bolsa de estudos:

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudos com descontos variados para as principais instituições de ensino superior do país.

Existem diversas faculdades oferecendo bolsa para o curso de Direito de mensalidade a partir de R$ 106,00 reais por mês, através dos parceiros do Quero Bolsa. Saiba mais no site: www.querobolsa.com.br.

SISU

O SISU é modalidade de forma de entrar em faculdades públicas do Governo, em que utiliza a nota do ENEM para selecionar quem está elegível pela vaga. Quanto maior for sua pontuação do Enem, mais chances você tem de obter uma vagas destinadas ao SISU.

Para se cadastrar você deve entrar neste site: https://sisu.mec.gov.br/.

ProUni

O Prouni tem dois tipos de bolsas, integral e parcial. A integral é destinada para estudantes com renda familiar até um salário-mínimo e meio por pessoa. Já a parcial é para estudantes que tem até 3 salários-mínimos de renda familiar per capita.

Para se cadastrar você deve entrar neste site: http://prouniportal.mec.gov.br/

Para se formar em direito é necessário gostar muito de ler, defender e lutar pelas causas, e gostar de ciências humanas. Se você ama retórica e gosta de se aprofundar nas coisas, esse curso superior é ideal para você.

Veja outros cursos de graduação em nosso site.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

1 comentário

  • Responder

    Sem comentários no momento

Comente