Curso de Garçom/Garçonete do Senac – Curso Gratuito, Inscrição

O curso de Garçom/Garçonete do Senac é uma capacitação profissional de qualidade e que possui uma grande disponibilidade em todo país, sendo oferecida na maioria das unidades da instituição.

O curso é oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade na maioria das regiões brasileiras, sendo ideal para quem deseja se formar mas não possui condições financeiras no momento.

Esse curso é destinado para homens e mulheres que desejam driblar o desemprego e/ou se reposicionar no mercado de trabalho.

Veja, no conteúdo a seguir, como funciona o curso de Garçom oferecido pelo Senac, como se inscrever no PSG e obter uma bolsa de estudos gratuitas e outras informações interessantes!

Conheça o Senac

O Senac é uma instituição de ensino profissional privada, sem fins lucrativos, cujo objetivo é capacitar pessoas e instituições para o mercado de trabalho.

Curso de Garçom/Garçonete do Senac
Divulgação/Senac

A entidade foi fundada em 1946 e, desde então, vem contribuindo para a formação de profissionais para diversos setores do comércio de bens, serviços e turismo.

A instituição oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Habilitação Técnica de Nível Médio, Técnicos, Graduação, Pós-Graduação, Extensão Universitária, MBA e cursos de Idiomas em todas as regiões do Brasil. Esses cursos são desenvolvidos por técnicos e profissionais para atender as necessidades reais do mercado de trabalho.

Por conta disso, grande parte dos profissionais formados no Senac conseguem lugares de destaque no mercado de trabalho. O certificado e o diploma emitido pela instituição é muito reconhecido no mercado, fazendo com que os profissionais consigam oportunidades de emprego com mais facilidade.

Como é o curso de Garçom/Garçonete do Senac?

O curso de Garçom/Garçonete do Senac é indicado para quem deseja atuar nas áreas de alimentação, hospitalidade ou turismo. A qualificação profissional forma garçons e garçonetes para atuarem em restaurantes, lanchonetes, bares, eventos, buffets, eventos e todos os estabelecimentos que necessitarem dos serviços desse profissional.

O curso livre, possui carga horária de 160 horas, é pago mas é oferecido de forma gratuita em muitas unidades da instituição distribuídas pelo país.

Depois de formado, o profissional não encontrará dificuldade em encontrar emprego, tendo em vista que o mesmo poderá atuar em uma grande variedade de estabelecimentos.

Após a conclusão das aulas e das avaliações, o aluno receberá o seu certificado de conclusão no curso de Garçom. O documento possui o mesmo peso do que um diploma, sendo aceito e reconhecido em todo território nacional.

Metodologia

A metodologia do curso é baseada em, principalmente, atividades práticas e conceituais nos hotéis-escola e em laboratórios de restaurante e bar, permitindo que os alunos possam aprender as diferentes técnicas de serviço, além de vivenciar os desafios e o dia a dia da área.

Como é o curso de Garçom/Garçonete do Senac
Divulgação/Senac

São promovidas atividades individuais e em grupo, debates, dramatizações, experimentações, simulações, estudos de casos e um projeto integrador que é o grande diferencial no processo de aprendizagem proposto pela instituição.

Conteúdo e programa do curso

O curso possui uma carga horária de 160 horas e conta com um conteúdo de grande qualidade. Seu programa é dividido da seguinte maneira:

  • Planejamento de carreira
  • Ambientes de trabalho do Garçom
  • Leiaute do ambiente e ergonomia no espaço de trabalho do Garçom
  • Normas de vigilância sanitária e boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas
  • Materiais do restaurante e Mise-en-place
  • Cardápio/menu e cartas de bebidas
  • Recepção e atendimento ao cliente, elementos da comunicação e atendimento às pessoas com deficiência
  • Vendas de alimentos e bebidas
  • Pedidos: anotação, abertura e fechamento de contas, formas de pagamento e comandas
  • Técnicas de transporte de alimentos, bebidas e utensílios na bandeja
  • Serviços de alimentos: padrão de apresentação dos pratos e tipos de serviço
  • Características de atendimento em banquetes e eventos (coquetéis, recepções, café da manhã, almoço, jantares, coffee break, brunch)
  • Bebidas: fermentadas, destiladas, quentes, frias, coquetéis
  • Tipos, categorias, características e harmonização com o cardápio
  • Serviços de bebidas: bebidas de dose, long drinks, cervejas, champagnes, espumantes, licores, vinhos
  • Fichas técnicas para preparação de drinks e coquetéis
  • Tipos e características dos produtos do estabelecimento e possibilidades de adaptação às necessidades do cliente
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres
  • Terminologia técnica do serviço de garçom

É importante ressaltar que o programa, assim como o conteúdo dessa capacitação profissional, pode variar de acordo com a unidade que está oferecendo o curso.

Curso Gratuito de Garçom/Garçonete no Senac

O curso gratuito de Garçom é oferecido em várias unidades do Senac através do PSG. Para quem não conhece, o PSG é um programa que oferece bolsas de estudos gratuitas para pessoas oriundas de famílias carentes.

Curso Gratuito de Garçom/Garçonete do SENAC
Reprodução/Senac

Os cursos gratuitos são oferecidos em todas as regiões do país. Para participar, os interessados deverão atender os seguintes pré-requisitos:

  • Possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais;
  • Atender os requisitos do curso.

Para verificar a disponibilidade do curso em sua região, siga as dicas abaixo:

  1. Acesse o site do Senac. Quando a página carregar, escolha a sua região.
  2. Agora, selecione o seu Estado e, no site de sua região, toque na unidade localizada em seu município.
  3. Procure pela página do Programa Senac de Gratuidade (ou PSG) e verifique quais são os cursos disponíveis.
  4. Veja se o curso de garçom está sendo oferecido gratuitamente. Caso esteja, clique para obter mais informações como documentos necessários e pré-requisitos para se inscrever.
  5. Vá até a unidade para preencher a ficha de inscrição e, assim, participar do processo seletivo para concorrer a uma vaga.

Como se inscrever no curso de Garçom do Senac?

Apesar de ser oferecido gratuitamente em alguns locais, o curso de Garçom do Senac é pago. A inscrição pode ser realizada pessoalmente, através da unidade que está ofertando a qualificação profissional, ou por meio do site do Senac.

Os requisitos para se inscrever são:

  • Possuir idade mínima de 18 anos
  • Ter, no mínimo, o Ensino Fundamental completo

Os documentos necessários são:

  • Apresentação do RG original
  • Apresentação do CPF (ou documento que contenha a numeração) original
  • Certificado ou Histórico Escolar
  • Exames médicos: Sorologia LUES VDRL, Protoparasitológico de fezes (normas da Anvisa)

Para verificar a disponibilidade do curso em sua região, acesse a página oficial do Senac e siga o passo a passo mostrado no tópico anterior.

Você também pode entrar em contato com o Senac de seu Estado para saber se o curso de Garçom/Garçonete está sendo oferecido.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente