Curso de Gastronomia SENAC vale a pena? Confira nesse artigo

O curso de gastronomia SENAC está com as inscrições abertas em todas as suas unidades. Veja como funciona e como se inscrever a seguir!

Com o aumento do desemprego, muita gente está investindo em cursos profissionalizantes como uma forma de driblar a crise. Para quem ama cozinhar, a dica é investir no curso de Gastronomia Senac e criar o seu próprio negócio.

O setor alimentício é um dos que mais crescem no país, mesmo na crise. E é muito fácil entender o porquê: alimentação é essencial e as pessoas estão sempre em busca de opções diferentes e deliciosas. E no Senac é possível fazer cursos relacionados a todos os tipos de comidas, pratos e formações gastronômicas.

Se você se interessou e quer saber mais informações sobre o curso gastronomia Senac 2018, continue lendo e veja as dicas que separamos a seguir!

Sobre o Senac

Senac é a sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, sendo uma instituição fundada na década de 1940 com o intuito de oferecer cursos de educação profissionalizante para o comércio de bens, serviços e turismo. O Senac é uma instituição privada com interesses públicos, que oferece cursos básicos e avançados em diferentes segmentos do comércio.
Curso de Gastronomia Senac 2018
Ao longo de seus 70 anos de história, a instituição já contribuiu com a formação de milhões de profissionais. Isso faz com que o Senac seja uma das instituições mais respeitadas do país.

O Senac oferece os seguintes serviços:

  • Cursos de capacitação técnica;
  • Habilitação profissional livre;
  • Aprendizagem comercial;
  • Graduação e pós-graduação;
  • Cursos a distância (EAD);
  • Extensão universitária.

Para saber mais informações sobre o curso de gastronomia Senac e outros que são oferecidos em sua região, acesse www.senac.br e escolha a sua cidade. Em seguida você será redirecionado para o site do Senac de sua região, onde será possível conferir todas as informações e detalhes sobre o curso desejado.

Leia também: como funciona os cursos gratuitos do SENAC

Como funciona o curso Gastronomia SENAC 2019

curso tecnico gastronomia senac

O Senac oferece vários cursos de gastronomia, para pessoas que desejam se tornar chefs, para quem deseja aprender sobre uma culinária específica (italiana, japonesa, brasileira, etc), para quem deseja aprender a fazer doces feitos, bolos decorados… enfim, uma grande variedade de cursos nesse segmento.

Dessa forma, para saber como funciona o curso de gastronomia Senac 2018, é preciso visualizar, antes de mais nada, a página do curso desejado para ver todas as informações e detalhes sobre o mesmo.

Dê uma olhada na lista abaixo para conferir como funcionam os principais cursos de gastronomia oferecidos pelo Senac:

Auxiliar de Cozinha

O objetivo do curso é ser a porta de entrada para os entusiastas da gastronomia. O estudante aprenderá técnicas e conceitos sobre a preparação, estoque, corte e manutenção dos alimentos. O programa do curso é desenvolvido de acordo com o perfil do estudante e suas principais habilidades.

Além de técnicas e conceitos, os estudantes aprenderão fazendo dezenas de receitas deliciosas e desafiadoras. Para se inscrever é preciso possuir a idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental incompleto.

Após a formação, os estudantes receberão o certificado de conclusão válido em todo o território brasileiro.

Agente de Alimentação Escolar

A alimentação escolar necessita de mão de obra especializada. E o objetivo do curso é justamente capacitar os alunos a atenderem as necessidades escolares. O Agente de Alimentação Escolar é responsável pela produção, preparação, armazenamento, processamento e distribuição dos alimentos nas escolas.

O profissional terá a responsabilidade de promover hábitos alimentares saudáveis dentro da unidade escolar, permitindo a promoção de saúde e bem-estar no ambiente.

O curso possui uma carga horária de 160 horas e para se inscrever é necessário possuir a idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental.

Bolos e Tortas

O curso é destinado para quem deseja se tornar especialista nesse segmento da gastronomia. Os alunos aprenderão técnicas, normas, conceitos, receitas e os melhores equipamentos para preparar e confeccionar bolos e tortas de diversos tipos e sabores.

O curso possui uma carga horária de 30 horas e para se inscrever é necessário estar cursando o ensino fundamental e possuir a idade mínima de 16 anos. Após a conclusão do curso, os estudantes receberão o seu certificado do Senac.

Técnico em Cozinha

O profissional formado no curso técnico em cozinha será capaz de fazer diversos serviços relacionados a gastronomia, sendo responsável pela cozinha de lanchonetes, restaurantes, bares, padarias, indústrias etc.

O técnico atuará desde a seleção dos alimentos, preparação, corte, montagem do cardápio, estoque de matéria-prima e muito mais, sempre levando em consideração as boas práticas de manipulação de alimentos.

O curso possui uma carga horária de 800 horas e destinado para jovens e adultos que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham concluído os estudos.

Como se inscrever no curso de Gastronomia

As inscrições para o curso de gastronomia Senac acontecem todos os anos. Os interessados deverão acessar a página do Senac de sua região e procurar pelo curso desejado. Se as turmas estiverem abertas, será possível realizar a sua inscrição rapidamente. Caso contrário, os interessados poderão reservar a vaga e, assim que novas turmas se abrirem, o Senac entrará em contato.

Para concorrer a uma bolsa de estudo gratuita, os interessados deverão se inscrever no Programa Senac de Gratuidade (PSG) do Senac de suas regiões. Para se inscrever e concorrer a uma vaga, é necessário atender os pré-requisitos do programa.

Como é o Mercado de Trabalho

O mercado de gastronomia é um dos que mais crescem no Brasil. Para os formados no curso de gastronomia, o campo de atuação vai além dos chefs de cozinha. Os profissionais poderão atuar como consultores, dando assessoria para cozinhas e empreendedores que vão abrir seus próprios negócios.

A área de atuação vai depender da formação do profissional. Mas, considerando que a formação seja no curso técnico em gastronomia, por exemplo, o mercado de trabalho possui uma grande oferta de empregos. Os profissionais poderão trabalhar na cozinha de hospitais, bares, restaurantes, escolas, universidades, enfim, em uma grande variedade de lugares.

A remuneração salarial média de um chef de cozinha é de R$ 1.300,00. Por isso muitos profissionais decidem atuar por conta própria após se formarem!

O curso de gastronomia Senac 2018 é um dos mais conceituados do Brasil. O certificado do Senac é conhecimento e prestigiado em todo o Brasil. Por isso, arrumar um emprego não será difícil depois de se formar nesse curso. Bons estudos!

Compartilhe essa matéria: