Curso de Informática do SENAI – Inscrição, Curso Gratuito

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma das instituições de ensino profissionalizante mais importantes da América Latina. Entre os cursos mais populares oferecidos, está o curso de Informática do SENAI. Muita gente procura essa habilitação técnica, mas poucos sabem como se inscrever e se é possível matricular-se de forma gratuita.

O objetivo desse artigo é tirar todas as suas possíveis dúvidas sobre o curso. Então, a seguir, você saberá como é o curso de Informática do SENAI, se ele é oferecido gratuitamente, como se inscrever e outras informações importantes.

Se o seu objetivo é se tornar um Técnico em Informática pela instituição, continue lendo e veja todas as informações e dicas que separamos para você a seguir.

Curso de Informática do SENAI 2023

O curso de Técnico de Informática do SENAI tem carga horária de 1.200 horas e é ofertado em diversas unidades da instituição distribuídas pelo país. Ou seja, tem grande disponibilidade.

Curso de Informática do SENAI – Inscrição, Curso Gratuito
Reprodução/Pixabay

Os interessados em se inscrever deverão estar matriculados no Ensino Médio, a partir do segundo ano, ou ter concluído o mesmo.

O curso é presencial, mas em algumas unidades ele pode ser oferecido através da modalidade de ensino a distância (EAD) ou semipresencial.

O conteúdo pragmático do Técnico em Informática do SENAI é o seguinte:

  • Fundamentos de Informática
  • Documentação técnica
  • Fundamentos de Tecnologia da Informação
  • Arquitetura de redes de computadores
  • Lógica de programação
  • Programação orientada a objetos
  • Banco de dados
  • Periféricos e dispositivos móveis
  • Montagem e manutenção de computadores
  • Sistemas operacionais
  • Infraestrutura de rede LAN e WLAN
  • Servidores de redes
  • Serviços de rede local

No entanto, o conteúdo pode variar de acordo com a unidade que estiver oferecendo a habilitação técnica. Por isso é essencial checar com atenção o conteúdo pragmático do curso no site/na unidade que está o oferecendo.

Como se inscrever no curso de Informática do SENAI

No site Mundo SENAI é possível encontrar uma grande variedade de cursos que são ofertados pelas unidades de sua região. Como resultado, fica muito mais fácil encontrar o curso desejado e, assim, se inscrever na unidade mais próxima de sua casa.

Veja como se inscrever no curso de Informática através do site da instituição:

  1. Acesse o site do Mundo SENAI;
  2. Em seguida, escolha o tipo de curso (Técnico de Nível Médio) e a Área (Tecnologia da Informação). Clique em Buscar;
  3. Agora, clique no curso de Técnico em Informática;
  4. Agora escolha o Estado, a Cidade e toque em Buscar;
  5. Em poucos segundos aparecerá as unidades que estão oferecendo o curso em sua região. Clique na unidade desejada para obter informações de contato;
  6. Entre em contato para obter mais detalhes sobre como se inscrever no curso desejado.

Curso Gratuito de Informática do SENAI

O SENAI oferece bolsas de estudos gratuitos para pessoas cuja renda mensal familiar per capita seja igual ou inferior a 1 salário-mínimo e meio.

Para saber se o curso de Informática está sendo oferecido gratuitamente na sua região, entre em contato com as unidades de sua cidade para obter essa informação.

Por meio do Mundo SENAI é possível localizar, facilmente, as unidades mais próximas.

Mercado de trabalho para o Técnico em Informática

Com um mundo cada vez mais informatizado, o Técnico em Informática é um profissional que tem uma grande demanda no mercado de trabalho.

A média salarial de um profissional formado varia bastante. No início da carreira, os profissionais recebem entre R$ 1.300,00 a R$ 1.600,00 dependendo da região. No entanto, o salário aumenta a medida que o profissional vai ganhando experiência e especialização.

É uma das profissionais que estão em ascensão no contexto atual e a previsão é que a demanda só aumenta.

O melhor de tudo é que uma vez formado, o Técnico em Informática pode atuar em diversas áreas e setores do mercado de trabalho. Com um certificado do SENAI em mãos, oportunidades profissionais é que não vão faltar.

Boa sorte e bons estudos!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente