Curso de Montador de Móveis do Senai 2022 – Saiba tudo sobre o curso

O curso de Montador de Móveis no SENAI é uma qualificação profissional para quem está em busca de uma nova área de atuação. A área de montagem de móveis necessita sempre de mão de obra qualificada e, por isso, apresenta constante demanda.

O setor de móveis é um dos que mais vendem dentro do comércio. Por isso, um montador qualificado não deixará de encontrar oportunidades profissionais – seja atuando por conta própria ou como colaborador em empresas que montam/vendem móveis, por exemplo.

É uma das melhores opções de cursos para se profissionalizar e encontrar boas oportunidades profissionais no mercado de trabalho.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição de ensino profissional e técnico voltada para as áreas da indústria. Criada em 1945, o seu objetivo é oferecer cursos profissionalizantes acessíveis para toda a população.

Logo do SENAI
O SENAI é uma das instituições de ensino profissionalizante mais importantes do mercado de trabalho. Reprodução/SENAI

O SENAI é reconhecido como uma das melhores instituições de ensino profissionalizante da América Latina. Por conta disso, cerca de 70% dos alunos que se formam no SENAI conseguem arrumar empregos/trabalhos em suas respectivas áreas assim que se formam.

O que vou aprender no curso de Montador de Móveis do SENAI?

O curso de Montador de Móveis do SENAI foi desenvolvido para capacitar pessoas que nunca trabalham na área, mas que desejam se profissionalizar, e para quem já atua como montador e busca uma qualificação profissional e um certificado de peso.

O objetivo do curso é ensinar os alunos todas as técnicas de instalação de móveis variados, como armários, mesas, cadeiras, camas e muito mais. O profissional aprenderá a utilizar as ferramentas e o maquinário necessário para realizar a montagem com excelência.

Os alunos também aprenderão todas as boas práticas esperadas na profissão, atendimento e o manuseio das peças sem danificá-las.

Após a conclusão do curso, os alunos receberão um certificado, que também pode ser visto como um diploma, aceito e reconhecido em todo território nacional.

Conteúdo do curso

O curso de Montador de Móveis do SENAI tem uma carga horária de 160 horas. O conteúdo do curso é dividido da seguinte maneira:

Montagem e Instalação de Móveis

  • Carga horária: 110 horas
  • Objetivo: Desenvolver capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas que permitam ao profissional realizar montagem, instalação de móveis e entrega técnica, atendendo normas ambientais e de segurança.

Sistemas de Medida e Representação Gráfica

  • Carga horária: 30 horas
  • Objetivo: Desenvolver fundamentos técnicos e científicos relacionados ao sistema de medidas e representação gráfica requeridas pelas qualificações da área de madeira e mobiliário.

Materiais e Meios de Produção

  • Carga horária: 20 horas
  • Objetivo: Desenvolver fundamentos técnicos e científicos relacionados aos materiais, ao manuseio e conservação e ao meio de produção, requeridas pelas qualificações da área de madeira e mobiliário.

Quem pode se inscrever

Para quem quer se inscrever no curso, é necessário atender todos os pré-requisitos. São eles:

  • Ter a idade mínima de 16 anos;
  • Ter cursado, pelo menos, até a 6ª série do Ensino Fundamental.

O curso é pago e o valor vai depender da unidade do SENAI que está oferecendo a qualificação profissional. Em alguns lugares são dados descontos para pessoas que tem renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

Como se inscrever no curso de Montador de Móveis no SENAI?

A qualificação profissional é oferecida em diversas unidades da instituição distribuídas pelo país. Dessa maneira, você precisa saber se o curso está sendo oferecido em sua região e em qual escola você poderá se inscrever.

Curso Montador de Móveis do SENAI
Ilustração/Freepik

A maneira mais rápida de encontrar essa informação é através do site do SENAI. Veja como no passo a passo abaixo:

Passo 01: Acesse a página do curso no site do Mundo SENAI.

Passo 02: Desça a página até encontrar a sessão “Escolas por região”. Escolha a sua região e, em seguida, uma escola e faça uma busca.

Passo 03: Dentro de poucos segundos irá aparecer todas as escolas que estão oferecendo o curso de Montador de Móveis.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a instituição ou, então, deixar um comentário nesse artigo para que possamos te ajudar. Bons estudos!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente