Curso de Instrumentador Cirúrgico – Como funciona, Inscrição

O curso de instrumentador cirúrgico é oferecido em diversas unidades do SENAC e em outras instituições de ensino profissionalizante e técnico. No Senac, ele é oferecido como uma Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica e apresenta uma grande disponibilidade em todas as regiões do país.

O instrumentador cirúrgico é o profissional responsável pelo controle e fornecimento de materiais e equipamentos cirúrgicos para a equipe médica. O profissional também organiza os utensílios e aparelhos que são utilizados durante um procedimento, além de possuir outras atribuições importantes.


A seguir mostraremos mais informações sobre o curso de Instrumentação Cirúrgica e o mercado de trabalho do profissional formado. Confira!

Como funciona o curso de Instrumentador Cirúrgico

O objetivo do curso é capacitar profissionalmente os alunos, possibilitando que eles possam exercer o ofício de instrumentador cirúrgico com excelência. Os alunos terão acesso a técnicas e conhecimentos sobre materiais, instrumentos cirúrgicos e o corpo humano. O aprendizado é passado através de várias disciplinas práticas e teóricas.

Curso Instrumentação Cirúrgica

Assim, os alunos aprenderão a manipular os instrumentos durante um procedimento que simula uma situação real. Visualizando, assim, quais são os instrumentos que deverão ser utilizados na cirurgia, como organizá-los e muito mais.

Os alunos também aprenderão a organizar e manipular materiais, instalar mesas cirúrgicas, realizar a esterilização de materiais e instrumentos e muito mais.

O conteúdo do curso de Instrumentador Cirúrgico oferecido pelo SENAC é dividido da seguinte maneira:

  • Técnicas de Instrumentação Cirúrgica (80 horas)
  • Biossegurança (80 horas)
  • Limpeza dos Materiais (20 horas)
  • Ética (20 horas)
  • Ação integradora: Rotinas e procedimentos em instrumentação Cirúrgica (Contempla Visitas Técnicas a 3 unidades de Centro Cirúrgico) (100 horas)
  • Estágio supervisionado em Instrumentação Cirúrgica (60 horas)

A Especialização Técnica possui uma carga horária de 360 horas e uma grande disponibilidade, sendo oferecido várias unidades do SENAC. Esse curso é pago e não é oferecido gratuitamente através do PSG.

Para se inscrever nesse curso, os interessados deverão possuir Diploma de Habilitação Técnica em Enfermagem ou Diploma da Graduação em Enfermagem.

Após a conclusão das aulas, e da aprovação nas avaliações, o aluno receberá o seu certificado de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica.

Como é o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico está em expansão. A medida que novos hospitais e clínicas são instaladas no país, a demanda pelo profissional aumenta.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O salário médio do profissional varia de acordo com o tamanho do hospital e do porte da clínica contratante. Além disso, outros fatores como a experiência, a região e a complexidade de procedimentos oferecidos pela instituição também influenciam o salário do profissional.

A remuneração salarial varia entre R$ 1.278,59 e R$ 3.220,23.

Inscrição curso de Instrumentador Cirúrgico

A inscrição para o curso de Instrumentador Cirúrgico deve ser feita diretamente no site ou nas unidades que estão oferecendo o curso.

SENAC

1. Acesse o site do SENAC (https://www.senac.br). Em seguida, escolha a sua região e o Estado em que reside.

2. Ao entrar no site do Senac em sua região, acesse o menu em “Cursos” e, depois, em “Especializações Técnicas”. Caso esteja com dificuldades em encontrar essa opção, utilize o formulário de busca para encontrar o curso.

3. Ao encontrá-lo, verifique os detalhes e informações sobre as unidades que estão oferecendo a especialização, pré-requisitos e a documentação necessária para se inscrever.

4. Em alguns sites do Senac é possível realizar a sua inscrição pela internet. Caso não seja possível, pegue os documentos necessários e vá até a unidade mais próxima realizar a sua inscrição.

CBIC

O Colégio Brasileiro de Instrumentação Cirúrgica também oferece o curso completo. A instituição oferece diversos cursos nessa área. Acesse o site: http://www.cbic.com.br e clique em “Cursos” para verificar todas as opções disponíveis.

Essa especialização é indicada principalmente para quem é técnico em enfermagem e deseja, assim, aprender uma nova capacidade técnica. Um profissional com essa especialização tem mais oportunidades no mercado de trabalho, já que a demanda é constante.

Para quem é enfermeiro/enfermeira e deseja, assim, desenvolver uma nova competência profissional, realizar o curso de Instrumentador Cirúrgico é um excelente investimento.

No Mundo de Cursos é possível conferir notícias e as melhores oportunidades de cursos em sua região. Navegue em nosso blog e confira as dicas, notícias e informações sobre cursos gratuitos, técnicos e profissionalizantes. Bons estudos!

Comente