Curso Programador Back-End do Senai 2021 – Como é o curso, Inscrição

O curso de Programador Back-End do Senai é considerado por muitos profissionais como uma das melhores qualificações da área. Ou seja, se você deseja trabalhar e construir uma carreira como programador, esse curso pode ser uma excelente opção.

O programador back-end trabalha com a programação “pesada” de sistemas, softwares e outras aplicações. O profissional é responsável por codificar toda a parte de um sistema que não seja o seu design.

A demanda por profissionais qualificados é muito grande e a previsão é que essa procura cresça ainda mais, levando em consideração o avanço da tecnologia e das soluções tecnológicas exigidas por empresas de diversos segmentos.

Sobre o Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma instituição de ensino profissionalizante fundado em 1942. O Senai é reconhecido como um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo. Na América Latina, a instituição é o maior complexo de ensino profissional.

Curso Programador Back-End do Senai
Divulgação/Senai

O Senai oferta cursos em diferentes níveis de aprendizado, em 28 áreas da indústria brasileira. Como resultado, a instituição capacita milhares de profissionais anualmente, para atuar em diversos segmentos do mercado de trabalho.

O Senai se tornou uma referência tão grande para a indústria nacional e o mercado de trabalho que, pelo menos, mais da metade dos alunos que realizam um curso na instituição conseguem um emprego em até seis meses.

Para você que está pensando em estudar aqui, essas informações mostram que investir no Curso Programador Back-End do Senai, agregará bastante valor em sua carreira, abrindo diversas oportunidades profissionais após a formação.

Como é o curso de Programador Back-End do Senai?

O curso de Programador Back-End do Senai é a distância (EAD) e, por isso, é oferecido integralmente em um ambiente online. Os alunos terão acesso a uma plataforma onde poderão acessar video-aulas, livros, conteudo do curso e interagir com o docente e outros alunos do curso.

O curso é dividido em três módulos, que são divididos em: Básico, Introdutório e Específico. Cada módulo tem sua própria carga horária e é necessário ser aprovado nele para prosseguir para o próximo.

Os alunos podem tirar todas as suas dúvidas com os profissionais do Senai e com o docente durante o curso.

Ao concluir todos os módulos do curso de Programador Back-End e ser aprovado nas qualificações, o aluno receberá o seu certificado de conclusão emitido pelo próprio Senai. O certificado é válido e reconhecido em todo Brasil.

O que vou aprender nesse curso

Os alunos aprenderão a programar toda a parte não visual de um sistema, utilizando as linguagens de programação Python, C# e Java.

O curso tem uma carga horária total de 450 horas e seu conteúdo é dividido da seguinte maneira:

Módulo Básico

  • Fundamentos da Indústria 4.0 – 12 horas
  • Fundamentos da Qualidade e Produtividade – 08 horas
  • Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação – 20 horas
  • Saúde e Segurança no Trabalho – 12 horas
  • Sustentabilidade nos Processos Industriais – 08 horas

Módulo Introdutório

  • Metodologias Ágeis – 12 horas
  • Versionamento – 16 horas
  • Lógica de Programação – 40 horas

Módulo Específico

  • Codificação para BackEnd – 164 horas
  • Desenvolvimento de APIs – 60 horas
  • Testes de Back-End – 62 horas
  • Banco de Dados – 36 horas

Quem pode se inscrever

O curso é indicado para pessoas que desejam trabalhar na área de programação back-end. Os pré-requisitos para inscrição exigidos são, de acordo com o site do Senai:

  • Ter concluído o ensino fundamental;
  • Ter, no mínimo, 16 anos;
  • Ter disponibilidade para participar dos momentos de aulas on-line, conforme cronograma das aulas;
  • Ter acesso à Internet com conexão de, no mínimo, 1 Mbps.

Como se inscrever no curso de Programador Back-End do Senai

O curso de Programador Back-End EAD do Senai pode ser adquirido no próprio site da instituição. Os interessados devem fazer a sua inscrição online na plataforma. Será necessário realizar um rápido cadastro no site.

Veja como se inscrever no passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página do curso no site da instituição.
  2. Nessa página é possível conferir todos os detalhes e informações sobre a qualificação profissional. Toque no botão “Inscreva-se agora”.
  3. Toque em “Continuar sua matrícula” para continuar.
  4. Nessa etapa será necessário realizar um rápido cadastro no site. Você pode utilizar suas redes sociais para agilizar o processo.
  5. Após realizar o seu cadastro, escolha uma forma de pagamento e conclua a sua inscrição.

Ao finalizar a sua matrícula, o Senai enviará um e-mail com todas as instruções sobre o acesso ao curso.

Mercado de trabalho para o Programador Back-End

A demanda nessa área é tão grande que falta mão de obra qualificada. Essa é uma triste realidade do Brasil. No entanto, isso indica que se você se formar no curso de Programador Back-End do Senai, o que não vai faltar serão oportunidades profissionais. Literalmente.

Com uma alta média salarial e vastas oportunidades de emprego no mercado nacional e internacional, o programador profissional pode construir sua carreira tanto como pessoa jurídica quanto atuando em empresas do ramo.

No entanto, e importante ter um curso de qualidade como base e nunca parar de aprender e se atualizar.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente