Curso Técnico em Radiologia do SENAC 2021 – Como se Inscrever

O curso Técnico em Radiologia do SENAC 2021 é uma das formações profissionais mais populares da instituição. A habilitação técnica é uma excelente opção para aqueles que desejam construir carreira como radiologista, uma profissão que possui uma demanda crescente em todo território nacional, em especial nas capitais.

Os interessados em realizar esse curso deverão possuir a idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino médio. O Técnico em Radiologia é um curso indicado para quem gosta da área da saúde, se identifica com a profissão e gosta de cuidar de pessoas.


Nesse artigo mostraremos como funciona o curso técnico do Senac, como é o mercado de trabalho, como se inscrever e se a habilitação técnica é oferecida de forma gratuita. Confira!

Sobre o SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição de ensino profissionalizante voltada para as áreas do comércio de bens, serviços e turismo. A instituição oferece cursos de formação profissional, habilitação técnica, aprendizagem profissional comercial, e graduação, pós-graduação e extensão universitária em todo território brasileiro.

Curso Técnico em Radiologia do SENAC
Reprodução

De fato, o Senac possui unidades e presença em praticamente todo território nacional, tornando-se uma das principais instituições de ensino técnico e profissional do Brasil. A instituição também oferece cursos gratuitos em suas unidades.

No Senac é possível encontrar os seguintes tipos de cursos:

  • Técnicos
  • Livres
  • Aprendizagem
  • EAD (Educação a distância)
  • Graduação
  • Pós-graduação

Como funciona o curso Técnico em Radiologia do SENAC?

O curso Técnico em Radiologia do SENAC foi desenvolvido para formar profissionais que desejam operar máquinas e tecnologias de diagnóstico por imagens.

A metodologia de ensino é voltada para os desafios reais da profissão, dentro e fora da sala de aula, além da criação de projetos práticos e soluções criativas em equipe.

Os alunos também poderão realizar exames em bonecos que se assemelham ao corpo humano em um laboratório de radiologia moderno, equipado com mamógrafo, raios x digitais, centro de processamento de imagens e muito mais.

O curso possui uma carga horária de 1.600 horas e, após a conclusão, os profissionais aprenderão a preparar e operar equipamentos radiológicos, além de posicionar pacientes e analisar as imagens dos exames realizados.

Os alunos aprenderão:

  • Realizar exames radiológicos de tórax, abdômen, coluna vertebral, crânio, ossos da face, membros inferiores e superiores, além de odontológicos
  • Preparar e supervisionar equipamentos e acessórios para a realização de exames radiológicos
  • Processar e manipular imagens radiológicas
  • Noções de exames de tomografia computadorizada, densitometria óssea, mamografia, ressonância magnética, radiologia odontológica e hemodinâmica
  • Entre outras coisas.

Mercado de trabalho

Apos se formar, o Técnico em Radiologia pode atuar em hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas. Além disso, os profissionais ainda poderão atuar em aeroportos para atuarem verificando bagagens e indivíduos suspeitos.

Mercado de trabalho para o Técnico em Radiologia
Reprodução

É uma área que possui uma grande demanda por mão de obra qualificada. Por isso mesmo, é essencial investir em uma qualificação de qualidade para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

O Técnico em Radiologia tem direito a aposentadoria especial por conta de seu contato diário com agentes nocivos a saúde. Como resultado, o profissional tem direito a escolher uma entre duas formas de adicionais no salário. Elas são:

  • Periculosidade: adicional de 30% sobre o salário-base.
  • Insalubridade: adicional de 40% sobre o salário-mínimo definido para a categoria.

O salário do Técnico em Radiologia varia bastante, e pode chegar a R$ 3.200,00 de acordo com sites especializados. O valor da remuneração salarial vai depender, principalmente, da região em que o profissional atuará.

Inscrição curso Técnico em Radiologia no SENAC 2021

A inscrição para o curso técnico em Radiologia do Senac pode ser realizada tanto no site da instituição quanto na unidade que está oferecendo a habilitação técnica. A habilitação técnica possui uma grande disponibilidade, podendo ser encontrada em diversas unidades em todo território nacional.

Veja como se inscrever nesse curso:

  1. Acesse o site oficial da instituição. Ao entrar na página, clique em sua região e, logo em seguida, escolha o Estado onde deseja estudar.
  2. No site do Senac do seu Estado, encontre o curso desejado. Clique em “Cursos técnicos” e, em seguida, digite o nome do curso no campo de buscas. Agora, toque no “Técnico em Radiologia” para obter mais informações.
  3. Veja quais são as unidades que estão oferecendo o curso. Ao encontrar a unidade desejada, toque em “Comprar”.
  4. Será necessário realizar um rápido cadastro no site do Senac para realizar a sua inscrição.

Para se inscrever pessoalmente, basta ir até o local que está oferecendo o curso técnico em Radiologia com os seguintes documentos em mãos:

  • RG (Cópia simples)
  • CPF (Original)
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou comprovante de matrícula do Ensino Médio (original e cópia simples), caso esteja cursando

Curso Técnico de Radiologia gratuito no SENAC

O curso técnico de Radiologia é oferecido gratuitamente em algumas regiões através do Programa Senac de Gratuidade. O PSG, como também é conhecido, é uma ação criada em 2008, em parceria com o Governo Federal, cujo principal objetivo é oferecer cursos de formação profissional e habilitação técnica para pessoas carentes.

Curso Técnico de Radiologia Gratuito no SENAC
Reprodução

Como resultado, a instituição promove a capacitação profissional e a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Para participar do processo seletivo e concorrer a uma das vagas para o curso técnico de Radiologia gratuito, os interessados deverão atender os seguintes pré-requisitos:

  • Possuir renda familiar per capita no valor igual ou superior a dois salários-mínimos;
  • Não estar estudando no Senac sob a condição de bolsista.

Para saber se esse curso está sendo oferecido de forma gratuita atualmente, entre em contato com o SENAC de sua região.

 

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

8 comentários

  • Responder

    Quero fazer este curso

  • Responder

    Queria muita essa oportunidade de fazer curso !

    • Responder

      Eu mim chamo laudeni tem 43 anos moro em rebeirao das Neves MG gostaria muito de fazer este curso de radiologia mais no momento estou desipregada é não tem condições de pagar,mais gosta muito de ter está oportunidade.

      • Responder

        Quero fazer curso gratuito

  • Responder

    Qual o período de inscrição ? Preciso fazer trabalho na área da saúde e para mim será essencial .

  • Responder

    Quero saber quando vai ter curso

  • Responder

    Eu quero muito fazer esse curso, será que tem alguma limites pra idades?

  • Responder

    Eu gostaria muito de fazer esse curso.
    É uma oportunidade que tava aguardando

Comente