Cursos de Artesanato Gratuitos e Pagos para Aprender do Zero

O artesanato é uma arte utilizada há muito tempo para criar objetos, acessórios, adereços, peças de roupas etc a partir do trabalho manual. É uma indústria que rende muito dinheiro, pois, além da qualidade das peças, a forma de confecção é muito valorizada por quem aprecia a arte. Se você quer aprender, seja por hobby ou para iniciar um negócio, investir em um curso de Artesanato é o caminho.

Há muitos cursos de Artesanato na internet, bons, muito bons e ruins. Por isso, é importante pesquisar bastante para saber quais são as melhores alternativas. Muito porque a maioria dos cursos bons e muito bons são pagos. Ou seja, se você deseja aprender a fazer artesanato, especialmente para trabalhar na área, será necessário fazer um investimento.

Mas não se apresse. Nesse conteúdo, você aprenderá o que se faz e o que se aprende em um curso de Artesanato. Além disso, vai ver alguns dos melhores cursos disponíveis na internet, gratuitos e pagos e muito mais. Confira!

O que se faz e o que se aprende no curso de Artesanato?

Em um curso de artesanato você aprenderá a criar produtos a partir do trabalho manual. Você utilizará acessórios, e o tipo de ferramentas utilizadas vai depender do produto/acessório/objeto que está sendo confeccionado.

Cursos de Artesanato Gratuitos e Pagos para Aprender do Zero
Reprodução/Freepik

Ao longo do curso, você vai fazer objetos como bolsas, bichinhos de pelúcia de malha e tricô (amigurumi), acessórios de decoração, adereços de moda, brincos, cordões e muito mais. As possibilidades são enormes e depende, majoritariamente, da criatividade da artesã/artesão.

Onde fazer curso de Artesanato: Veja 3 sites para estudar

Como há muitas opções de cursos de Artesanato disponíveis na internet, fizemos uma seleção com alguns cursos gratuitos e pagos.

A maioria dos cursos são básicos, indicados especialmente para quem está começando. Veja 3 sites para fazer um curso de Artesanato:

1. Curso de Amigurumi – Casa do Artesanato

Os Amigurumis são bichinhos de pelúcia feitos de malha e crochê que são muito lindos. As peças são muito apreciadas no mercado e, justamente por isso, são muito vendidas, representando um verdadeiro sucesso comercial.

Nesse curso, você aprenderá a fazer Amigurumis a partir das técnicas mais atuais. O curso é do básico ao avançado e não importa se você não tem conhecimento de artesanato, você aprenderá a confeccionar amigurumis incríveis.

Acesse a página do curso para ver mais informações sobre o curso. Na página também é possível visualizar trabalhos realizados e muito mais.

2. Artesanato Terapia – Learn Cafe

Esse curso de Artesanato é gratuito e, como o nome sugere, é uma espécie de terapia. Já que aqui, você aprenderá a fazer algumas coisinhas bem básicas, como luminária com papel de seda, decoração com rolinho de papel higiênico e muito mais, tudo com o intuito de desestressar.

O curso é gratuito, mas para obter o certificado será necessário fazer um pequeno investimento.

Acesse a página do curso e clique em “Me inscrever”.

3. Curso Gratuito de Artesanato em Eva – YouTube

O canal Mimos da Marta apresenta um conteúdo incrível, especialmente se você deseja aprender a fazer artesanato. Nesse mini curso gratuito, indicado para artesãs iniciantes, você aprenderá a fazer artesanato em EVA, um material muito utilizado para criar peças lindissimas de decoração.

Assista o curso.

Qual é o tipo de artesanato que vende mais?

O artesanato é uma prática muito relevante para a economia. Uma pesquisa do IBGE mostrou que esse mercado move mais de R$ 50 bilhões de reais por ano. Ou seja: além de ser muito dinheiro, há espaço para todo mundo.

O tipo de artesanato que vende mais depende bastante. Mas bolsas, peças de decoração, bichinhos de pelúcia, personagens da cultura popular feitos em amigurumi, estão entre os itens que mais tem saída no mercado.

Ou seja, apostar em cursos de artesanato é uma maneira de criar uma renda e quem sabe um negócio bastante lucrativo. Especialmente hoje em dia que você pode, facilmente, vender seus produtos na internet.

E aí, o que acharam dessas dicas? Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário. Bons estudos!

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente