Cursos de Libras gratuitos: 5 sites para aprender essa língua

Os cursos de Libras gratuitos e online são oferecidos em diferentes plataformas e sites. Além de serem grátis, a maioria dos cursos oferecem certificado de conclusão que é válido em todo território nacional.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi desenvolvida para promover a comunicação e a inclusão de pessoas portadoras de deficiências auditivas. Com uma população de um pouco mais de 10 milhões de surdos no Brasil, aprender essa língua é essencial para difundir a inclusão social.

Veja, a seguir, quais são os sites/plataformas que oferecem os cursos gratuitos de Libras e o que fazer para se inscrever e começar a estudar. Confira!

Onde fazer um curso de Libras gratuito?

Muita gente quer aprender o idioma, que inclusive é um dos mais falados do país, mas não sabem onde fazer um curso gratuito.

Cursos de Libras gratuitos: 5 sites para aprender essa língua
Imagem ilustrativa/Freepik

Pensando nisso, fizemos uma seleção com 5 sites que oferecem o curso de Libras gratuito e online. Veja quais são:

1. Escola Virtual do Governo (EGV)

O EGV oferece gratuitamente o curso de Introdução à Libras, uma qualificação completa desenvolvida para capacitar servidoras e servidores públicos que tenham interesse em aprender o idioma.

O curso tem uma carga horária de 60 horas e oferece certificado de conclusão. Seu conteúdo pragmático é apresentado da seguinte maneira:

Acesse a página do curso de Introdução à Libras para conferir o conteúdo pragmático e para se inscrever.

2. Universidade de São Paulo (USP)

A USP é uma das principais instituições de ensino superior da América Latina. A instituição oferece um curso de Libras gratuito e online bastante reconhecido pela sua qualidade.

O curso pode ser acessado na plataforma E-Disciplinas. Não há necessidade de cadastro para começar a estudar.

É só acessar a página do curso, clicar na primeira aula e começar.

3. Instituto Nacional de Ensino a Distância (GINEAD)

Com uma carga horária de 50 horas, o curso de Libras da GINEAD também é gratuito e online. O conteúdo pragmático é extenso e aborda os principais tópicos a respeito da comunicação e tópicos relacionados ao tema.

Embora o curso seja grátis, os usuários podem pagar uma taxa para obter o certificado, que é válido e reconhecido em todo território nacional.

Acesse a página do curso e clique no botão de matrícula para se inscrever.

4. Librazuka

O Librazuka, ou Librazil, é um aplicativo disponível para Android e iOs que possui um conteúdo didático para quem deseja aprender Libras. O conteúdo é passado através de exercícios, jogos e animações, visando facilitar o aprendizado dos interessados.

No site do Librazuka é possível obter mais informações sobre o aplicativo.

Embora não seja propriamente um curso, o Librazuka é uma importante ferramenta de aprendizagem.

5. Cursou

No Cursou é possível encontrar uma grande variedade de cursos de Libras gratuitos em diferentes níveis de aprendizagem. No site, os usuários poderão encontrar cursos que oferecem certificados e não. No geral, são qualificações rápidas.

Acesse essa página para conferir todos os cursos disponíveis na plataforma.

E você, gostou dessas dicas sobre cursos de Libras gratuitos e online? Já se inscreveu? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e participe da conversa!

Meu nome é Jéssica, tenho 25 anos, sou do Rio de Janeiro e amo escrever sobre Educação, Cursos e assuntos relacionados. Gosto de pensar que ajudo pessoas através de meus textos.

Comente