Cursos Gratuito de Programação: 5 sites para estudar

Com salários atraentes e muitas oportunidades no mercado de trabalho nacional e, especialmente, internacional, muita gente está vendo na programação uma chance de mudar de carreira e, também, de vida. No entanto, por não saber por onde começar, o curso gratuito de Programação pode ser um ótimo primeiro passo.

Isso porque, embora seja, sim, uma área bastante promissora, não será de um dia pro outro que alguém vai aprender a programar. É preciso estudar e muito. Porém, todo mundo que é profissional hoje em dia começou de algum lugar.

E se você quer aprender e, quem sabe, se tornar um programador profissional, selecionamos algumas dicas de cursos de Programação gratuitos. Confira!

5 cursos de Programação gratuitos: Do básico ao avançado

O programador é o profissional responsável por desenvolver, criar e realizar a manutenção de softwares e aplicativos de uma forma geral. Há diversos caminhos a seguir, o que acaba confundindo quem está planejando os primeiros passos.

Cursos Gratuito de Programação: 5 sites para estudar
Reprodução/Pixabay

Fizemos uma seleção com alguns cursos gratuitos de Programação. Saiba mais a seguir:

1. Lógica de Programação

Já fizemos um post aqui no blog sobre esse curso de Lógica de Programação gratuito. Esse curso é essencial para iniciantes, já que mostra todos os fundamentos essenciais da programação.

Nesse curso, os alunos aprenderão os conceitos e fundamentos básicos, o que permitirá resolver problemas e criar soluções a partir do zero.

O curso está disponível no YouTube, tem três horas de duração, e você pode ter acesso à aula aqui.

2. Introdução ao Python (Microsoft)

A Microsoft tem uma plataforma onde oferece aulas gratuitas focadas nos principais segmentos da tecnologia, com foco em programação. Em “Introdução ao Python”, os alunos aprenderão a escrever código básico, trabalhar com entrada e saída de console e muito mais.

Nesse curso você aprenderá:

  • Explorar as opções disponíveis para executar aplicativos do Python;
  • Usar o interpretador do Python para executar instruções e scripts;
  • Aprender a declarar variáveis;
  • Criar um aplicativo simples do Python que use entrada e produza saída.

Acesse o site da Microsoft Learn e clique em “Iniciar”.

3. Introdução a Ciência da Computação (Havard)

Poucas pessoas podem dizer que fizerem um curso de programação em Harvard, certo? Se você quiser, poderá ser uma dessas pessoas. Isso porque a instituição oferece, gratuitamente e em português, o curso de introdução a Ciência da Computação, onde você terá acesso ao seguinte conteúdo:

Conhecimento amplo sobre Ciência da Computação e Programação;

  • Como pensar algoriticamente e resolver problemas de programação de forma eficiente;
  • Conceitos de algoritmos, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, abstração, engenharia de software e desenvolvimento web;
  • Familiaridade com várias linguagens de programação, como C, Python, SQL e JavaScrit;
  • Como desenvolver e apresentar um projeto final para seus colegas.

Esse curso ainda oferece um certificado de conclusão. Ou seja, além de aprender a programar, você ainda terá um certificado de Havard para ostentar em seu currículo.

Acesse a página do curso e toque em “Quero Fazer Minha Inscrição”.

4. Curso de Programação Web (YouTube)

Se o seu objetivo é desenvolver sites, sistemas e plataformas web, então esse curso é ideal para você. Desenvolvido pelo canal Programação Web, o curso é completíssimo e te ensinará tudo que você precisa saber sobre as principais linguagens de programação para itnernet.

Essa playlist conta com mais de 150 aulas, só para você ter uma ideia.

Assista a primeira aula a seguir:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

5. Programação de Games (Comitê para Democratização da Informática)

O curso gratuito de Programação de Games é oferecido pelo CPDI e tem como principal objetivo ampliar as oportunidades profissionais para quem deseja trabalhar na área.

O curso é online e está destinado para jovens entre 14 a 24 anos. A inscrição deve ser realizada no site da instituição.

O que acharam desses dicas sobre cursos gratuitos de Programação? Se inscreveu em algum desses cursos grátis? Conta pra gente.

Meu nome é Jéssica, tenho 25 anos, sou do Rio de Janeiro e amo escrever sobre Educação, Cursos e assuntos relacionados. Gosto de pensar que ajudo pessoas através de meus textos.

Comente