Cursos Gratuitos em Recife – Conheça lugares para estudar gratuitamente

Vamos começar esse artigo dizendo que não é muito fácil de encontrar cursos gratuitos em Recife, mesmo que a Prefeitura e algumas instituições de ensino ofereçam oportunidades periodicamente. A questão é que as informações não chegam a tempo nos interessados, resultado, assim, na perda de oportunidades.

Por isso, se você está procurando por um curso gratuito em Recife, é preciso procurar em sites e blogs de notícias especializados – como esse. A maioria das oportunidades são breves. Por isso, decidimos fazer uma seleção de programas e instituições que oferecem cursos gratuitos durante o ano todo.

No conteúdo a seguir você saberá como procurar cursos gratuitos em Recife nos lugares certo. Além disso, verá dicas sobre como se inscrever e participar do processo seletivo. Confira!

Onde fazer cursos gratuitos em Recife?

Instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o programa Go Recife, da Prefeitura, são lugares onde você vai encontrar cursos gratuitos para fazer na cidade de Recife.

Cursos Gratuitos em Recife
Reprodução/Prefeitura do Recife

A seguir mostraremos como funcionam os programas de gratuidade do Senac e Senai, assim, também, como funciona o programa Go Recife. Confira:

1. Go Recife

O Go Recife é um programa que se auto intitula um acelerador de oportunidades para quem deseja trabalhar e gerar renda. Nada mal, não é mesmo? O programa oferece cursos de qualificação profissional gratuitamente para quem deseja empreender e/ou arrumar um trabalho no mercado.

Além de oferecer cursos gratuitos, empreendedores autônomos ainda podem divulgar seus serviços/produtos na plataforma. Veja quais são os cursos gratuitos em Recife oferecidos pelo programa:

  • Hambúrguer Artesanal
  • Geleias, Patês Artesanais E Acompanhamentos
  • Cursos de Profissionalização e Geração de Renda
  • Empreendedorismo Digital
  • Marketing Digital para Pequenas Empresas
  • E muito mais

A oferta de cursos muda ao longo do ano. Há também cursos técnicos gratuitos e muito mais.

Para conferir todos os cursos disponíveis e para se inscrever no curso desejado, acesse essa página.

Navegue pelos cursos disponíveis. Ao encontrar o curso desejado, clique em “Quero me inscrever” ou “Acessar”.

2. Senac Recife

O Senac Pernambuco oferece cursos gratuitos em Recife através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As vagas são destinadas para pessoas carentes, que não tem condições de pagar por um curso de profissionalizante, tanto no Senac quanto em outras instituições de ensino profissionalizante.

Dessa maneira, é possível se profissionalizar e, assim, conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Os interessados em participar do processo seletivo para os cursos gratuitos devem ter renda mensal familiar mensal de até dois salários-mínimos e atender os requisitos da qualificação profissional escolhida.

Acesse a página do programa de gratuidade e clique em “Consulta de Vagas”, logo depois clique em “Inscrições e Resultados” para saber quais são os cursos gratuitos disponíveis em Recife.

Escolha o processo de inscrição, selecione o local e preencha o formulário para concluir a sua inscrição.

O processo seletivo é aberto periodicamente. Caso não haja cursos gratuitos disponíveis nesse momento, espere algumas semanas para acessar a página novamente.

3. Senai Recife

O Senai Pernambuco também oferece cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitamente em diferentes setores da indústria. De tempo em tempo, a instituição abre o processo seletivo para cursos gratuitos em suas unidades localizadas em Recife.

Você pode obter mais informações no site oficial da instituição.

Você também pode entrar em contato por telefone para tirar dúvidas e obter mais informações. Telefone: 0800 600 9606.

Essas são as principais opções de cursos gratuitos em Recife. É claro que há outras alternativas e você deve procurar e explorar todas as opções que tiver.

Nada melhor do que apostar em capacitação profissional, ainda mais quando são oferecidas gratuitamente e garantem certificado no final. Boa sorte e bons estudos!

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente