Dicas

Cursos Senac ou Cursos Senai – Qual é o melhor?

Para quem está em busca de um futuro profissional mais promissor, nada melhor do que investir em uma formação de qualidade. No entanto, pode ser difícil decidir o local aonde estudar e, assim, escolher entre fazer um dos cursos Senac ou cursos Senai.

Ambas as instituições são amplamente reconhecidas no território nacional e possui, cada uma, um portfólio de cursos técnicos, cursos livres e cursos profissionalizantes em diferentes áreas de atuação.

Como resultado, muita gente fica confusa e não consegue se decidir se vale mais apena fazer um curso do Senac ou um curso do Senai.

Caso você esteja com essa dúvida, nós mostraremos as principais diferenças entre as instituições e as vantagens que cada uma tem a oferecer. Confira:

Para quem é indicado os cursos do Senac?

O Senac é uma instituição especializada em formar profissionais e empreendedores que queiram atuar no setor do comércio. Dito isso, os interessados poderão encontrar uma grande variedade de cursos em diferentes áreas comerciais.

Ao contrário do Senai, os cursos Senac possuem uma maior variedade por oferecer mais modalidades de ensino. Para quem ainda não decidiu qual curso fazer, provavelmente o Senac apresentará mais opções.

Os cursos do Senac são indicados para quem deseja fazer uma formação rápida (como são os casos dos cursos livres). Muita gente se forna na instituição para abrir o próprio negócio, aprender uma nova profissão ou atualizar-se profissionalmente em sua área de atuação.

Entre os principais modalidades de cursos oferecidos pelo Senac, podemos destacar:

Cursos livres
Cursos técnicos
Aprendizagem comercial
Educação a Distância (EAD)
Graduação, Pós graduação e Extensão universitária

Através dos cursos do Senac é muito mais fácil conseguir uma profissão e atuar por conta própria. Então, resumindo, podemos dizer que os cursos da instituição são indicados para quem deseja aprender uma nova próprio e ser dono do próprio negócio.

Para quem é indicado os cursos do Senai?

O Senai é uma instituição que capacita pessoas para atuarem nos setores da indústria. Os interessados em fazer um curso Senai encontrarão diversas opções para setores de mecânica, eletrônica, marcenaria, refrigeração, solda, automação, construção civil, logística e muito mais.

A especialidade do Senai são os cursos técnicos. Através de um curso técnico Senai é possível formar-se e ingressar no mercado de trabalho assim que concluir os estudos.

Em comparação aos cursos Senac, o Senai é uma porta mais “rápida” para o mercado de trabalho. Já que a maioria dos cursos oferecidos pela instituição oferece formação técnica/profissional para seus alunos.

E o melhor de tudo é que, tanto o Senac quanto o Senai, direciona os seus alunos para empresas parceiras que estejam precisando de colaboradores com aquele perfil. Ou seja, se você for um aluno exemplar, as chances de conseguir um emprego depois de se formar serão muito grandes.

As duas instituições oferecem cursos presenciais e cursos online, abrindo um grande leque de opções para os interessados em fazer um curso.

O Senac e o Senai oferece cursos distintos e em áreas de atuação distintas. Mas em suma, o Senai forma profissionais para atuar no comércio e o Senai para atuar na indústria.

A pergunta é: em qual mercado você deseja atuar? Quer trabalhar por conta própria ou ser um colaborador de uma empresa? A partir dessas respostas você saberá onde estudar.