Encceja 2021 – Inscrições se iniciam no dia 11 de Janeiro

O Exame Nacional Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) abrirá as inscrições no dia 11 de Janeiro. O Encceja 2021 é a oportunidade ideal para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o médio conseguirem concluir os estudos. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet.

O exame existe desde 2002 e foi criado com o intuito de aferir competências, saberes e habilidades de jovens e adultos que não concluíram os estudos no período adequado.

Dessa maneira, essas pessoas podem participar do programa e realizar as provas com o intuito de obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Como funcionará o Encceja 2021?

Os interessados em realizar o Encceja 2021 poderão se inscrever durante os dias 11 e 12 de Janeiro de 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online, através do site do exame. Qualquer pessoa que possua um CPF e um RG válido e atenda os requisitos relacionados a idade poderá participar do exame.

Encceja 2021
Foto: Divulgação

As provas do Encceja visam avaliar o conhecimento escolar dos candidatos, sendo aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde.

O exame é composto por 30 questões objetivas e uma redação, tanto para as provas para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. As diferenças entre os exames são os conteúdos abordados e a divisão das disciplinas.

Ensino Fundamental

  • No período da manhã é aplicada uma prova de 30 questões sobre Matemática e Ciências Naturais.
  • No período da tarde é aplicada uma prova de 30 questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História, Geografia e a Redação.

Ensino Médio

  • No período da manhã é aplicada uma prova de 30 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
  • No período da tarde é aplicada uma prova de 30 questões sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação.

Para ser aprovado, o candidato deverá obter uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e 5 pontos na redação (a avaliação é de 0 a 10).

Como se inscrever no Encceja 2021

As inscrições para o Encceja 2021 devem ser realizadas na página oficial do exame. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro desse ano e serão encerradas no dia 12 do mesmo mês.

Os interessados deverão acessar o site do exame (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso) e realizar a inscrição durante o período indicado. Os documentos exigidos para se inscrever são: CPF e RG.

No próprio site do exame será divulgado as datas e os locais onde as provas serão aplicadas. A inscrição é gratuita.

Como obter o meu certificado através do Encceja?

Aqueles que foram aprovados no Encceja deverão procurar a Secretaria de Educação de suas cidades ou instituições conveniadas ao INEP para retirar o certificado.

Quem não conseguiu obter a avaliação mínima para obter o diploma, poderá solicitar a Declaração de Proficiência. Nesse caso, basta levar o número da inscrição e as notas obtidas para a Secretaria.

Calendário Encceja 2021

Veja na imagem abaixo o calendário com todas as datas importantes do exame:

Calendário Encceja 2021
Calendário com o cronograma do exame para o ano de 2021. Foto: Reprodução/Redes Sociais

No site do exame é possível obter todas as informações sobre o Encceja 2021. Clique aqui para acessar o portal.

E você, pretende realizar o exame nesse ano? Quais são suas expectativas? Conte pra gente nos comentários. Boa sorte e bons estudos!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente