Encceja 2022: Inscrições estão abertas até 04 de Junho

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, abriu as inscrições no dia 24/05 e o prazo para se inscrever para a prova de capacitação vai até o dia 04/06. As provas serão aplicadas no dia 28 do mês de agosto e no site do INEP é possível conferir os materiais de estudo.

Essa é uma excelente oportunidades para aqueles que não concluíram os estudos no tempo “certo”. O aluno pode se inscrever para realizar a prova de Ensino Fundamental ou Médio. Caso tire no mínimo 100 pontos nas provas de múltipla escolha e 5 na redação, o candidato é aprovado.

Está pensando em fazer a prova do Encceja 2022? Veja, a seguir, como realizar a sua inscrição, como é a prova, datas e outras informações importantes.

Quem pode se inscrever no Encceja 2022?

O exame é destinado para quem não concluiu os estudos no período regular .Dessa maneira, os interessados em participar deverão atender os seguintes critérios:

Reprodução do site do Encceja 2022
Reprodução/INEP
  • Ter um CPF válido;
  • Ter idade mínima de 15 anos para fazer a prova do Ensino Fundamental;
  • Ter idade mínima de 18 anos para fazer a prova do Ensino Médio.

A inscrição pode ser feita no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Saiba como no tópico a seguir.

Como se inscrever

Os interessados deverão se inscrever no Encceja 2022 por meio do site do INEP. Qualquer pessoa que atenda os requisitos poderá se inscrever e, assim, realizar a prova. A inscrição é voluntária e não há cobrança de taxa.

Veja, no passo a passo abaixo, como se inscrever no exame:

  1. Acesse o site do exame e clique em “Inscrição 2022”;
  2. Informe o seu CPF e a data de nascimento nos campos indicados e clique em “Enviar”;
  3. Depois preencha os campos com as informações solicitadas, como nome, e-mail e a cidade que pretende fazer a prova.

Após concluir a inscrição, é possível acompanhá-la no próprio site do INEP. Basta acessar a página e selecionar a opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição”.

Não se esqueça que as inscrições vão até o dia 04/06/2022.

A prova do Encceja é difícil?

A prova do Encceja não é considerada difícil. Muitos candidatos que participaram em edições anteriores dizem o exame é relativamente fácil. No entanto, isso vai depender de cada um. Ou seja, o candidato mais preparado certamente achará a prova mais fácil.

As provas do Encceja são divididas em quatro matérias com 30 questões cada. As questões são de múltipla escolha e, além delas, os participantes deverão fazer uma redação.

Para ser aprovado, é preciso tirar uma pontuação mínima de 100 pontos nas provas e nota mínima na redação.

A dica para se dar bem é estudar em cima dos materiais disponíveis no site do INEP e treinar bastante a redação.

Resultado

As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto e o endereço do local da prova deve ser consultado no site do INEP.

Ainda não há previsão para a publicação do resultado do Encceja 2022. No entanto, assim que for divulgado nós publicaremos em nosso site.

Boa sorte e bons estudos.

Meu nome é Jéssica, tenho 25 anos, sou do Rio de Janeiro e amo escrever sobre Educação, Cursos e assuntos relacionados. Gosto de pensar que ajudo pessoas através de meus textos.

Comente