Enem 2023 – Calendário, Inscrição, Provas e Resultado

Na primeira semana de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou dados importantíssimos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As datas de inscrição, provas, resultados sobre o Enem 2023 foram divulgados e quem vai participar já tem que ficar esperto e começar a se preparar.

Com a nota do exame é possível entrar em universidades públicas prestigiadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)

Os estudantes que realmente queiram tirar uma boa já precisam se programar para evitar qualquer tipo de imprevisto. Por conta disso, fizemos este artigo com dados sobre datas, locais e documentos necessários para realizar o Enem 2023.

O que é Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um programa criado pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, com objetivo inicial de avaliar a qualidade de ensino nas escolas de todo território nacional.

Enem 2023
Reprodução/G1

Com o passar do tempo e mudanças de governo, o Ministério da Educação entendeu que o Enem era uma ótima ferramenta para analisar o desempenho dos alunos e, de quebra, usar a nota com critério para programas educacionais como o ProUni e FIES. Hoje, o Enem 2023 também se tornou um vestibular para muitas universidades públicas em todo o país através do SISU.

Somente no ano passado 3,4 milhões de pessoas se inscreveram, onde 2,49 milhões realizaram as provas. O exame deve passar por mudanças em 2024, onde o conteúdo das provas deve se aproximar do que é ensinado no Novo Ensino Médio. A segunda etapa da prova acontece conforme a área de ensino que o estudante deseja estudar.

 

Calendário do ENEM 2023

O Enem 2023 já teve as datas mais importantes divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Veja abaixo todas as informações.

  • Inscrições8 a 19 de maio.
  • Provas5 e 12 de novembro.
  • Divulgação do gabarito24 de novembro.
  • Resultados16 de janeiro de 2024.

Provas

O primeiro dia de prova serão cobradas questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, ou seja, no domingo seguinte, serão cobradas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Como a prova é bem complexa e envolve temas diversos, o ideal é que os alunos estudem assuntos amplos, sem contextualizar as informações. Além de se manter atualizado, o ideal é que os alunos estudem para terem uma opinião crítica sobre o tema.

A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia de prova, e 5 horas no segundo dia. O ideal é que os alunos cheguem no local da prova com antecedência para evitar imprevistos.

Como realizar a inscrição do Enem 2023

Os interessados em conseguir aquela tão sonhada faculdade precisam realizar o Enem 2023. Com a correria do dia a dia, é necessário que você tenha muita atenção para não perder o prazo e acabar tendo o seu sonho adiado.

Veja abaixo o passo a passo de como realizar a sua inscrição no exame:

  1.  O primeiro passo para realizar a sua inscrição é no site do INEP.
  2. Realize o cadastro para dar início ao processo de seleção;
  3. É necessário ter documentos como RG e CPF em mãos. É necessário preencher os dados do candidato;
  4. Crie uma senha forte. Somente com ela é possível acessar os dados da sua inscrição;
  5. Após realizar a inscrição, é hora de informar se o candidato possui alguma condição especial. Além disso, é necessário informar o idioma da prova de língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol;
  6. Selecione a cidade onde irá realizar a prova. O aluno poderá escolher a cidade, porém, o bairro ou escola onde será realizada fica a critério da entidade. Tenha muito cuidado nessa etapa, já que após confirmar o local, não será mais possível alterar;
  7. Para finalizar, o candidato precisará preencher o questionário com informações sobre renda familiar, número de integrantes da família e dados socioeconômicos.

Após a realização da inscrição, o sistema irá gerar um boleto automaticamente para ser pago. O valor do boleto é de R$ 83,00, podendo ser pagos em lotéricas, redes bancárias ou aplicativos como Nubank, Picpay, entre outros.

Documentos para realizar a inscrição no Enem

Para poder se inscrever no exame, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Nome completo do candidato e da mãe do candidato;
  • Endereço completo do candidato, incluindo o CEP;
  • Telefone do candidato.

Resultado do Enem 2023

 

A divulgação do resultado do Enem 2023 provavelmente será divulgado no dia 16 de Janeiro de 2024 no site do INEP.

Jornalista desde 2015, possuo uma vasta experiência de grandes matérias escritas em grandes portais da internet. Hoje, coloco em prática todo o meu conhecimento no Mundo de Cursos. Caso você tenha encontrado algum errado ou tenha uma sugestão de pauta, entre em contato com a gente.

1 comentário

  • Responder

    Minha maior dificuldade é redação sou DV

Comente