Governo de SP oferece centenas de vagas para cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos

O Governo do Estado de São Paulo está oferecendo milhares de vagas para diversos cursos profissionalizantes gratuitos através do NovoTec. As oportunidades são para cursos presenciais e estão destinadas para jovens entre 14 a 24 anos de idade. Além de serem gratuitos, os cursos também oferecem certificado grátis.

O programa também oferece bolsa-auxílio de R$ 600 reais. Para se ter acesso as bolsa, os participantes deverão atender alguns requisitos do programa. As inscrições que começaram no dia 23 de Fevereiro se estenderão até o dia 13 de Março e devem ser realizadas pela internet, através do site do Novotec.

A seguir você verá informações sobre como se inscrever, como ter acesso a bolsa-auxílio, quais são os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos e muito mais.

Cursos gratuitos oferecidos pelo Governo de SP através do Novotec

O programa Novotec foi criado com o objetivo de capacitar adolescentes e jovens adultos para o mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes e técnicos foram desenvolvidos levando em conta as demandas do mercado de trabalho.

Governo de SP oferece centenas de vagas para cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos
Reprodução/Governo de São Paulo

Dessa maneira, os alunos se capacitarão em profissões que tem bastante procura. Aumentando, assim, suas chances de conseguirem bons empregos.

Veja, a seguir, alguns dos cursos oferecidos pelo programa:

  • Assistente Financeiro
  • Atendente de Farmácia
  • Excel Aplicado à Área Administrativa
  • Gestão de Projetos com MS Project
  • Criação de Sites e Plataformas Digitais
  • Jogos Digitais
  • Marketing Digital e Vendas em Redes Sociai
  • Programação Básica para Android
  • Edição de Vídeo para Youtube
  • Photoshop e CorelDRAW – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital

São vários cursos oferecidos em diferentes modalidades de ensino. Na página do programa você pode obter mais informações e detalhes.

Quem pode se inscrever

Os interessados em se inscrever em um dos cursos gratuitos do Novotec deverão atender os seguintes critérios:

  • Residir no Estado de São Paulo;
  • Ter entre 14 a 24 anos de idade;
  • Ter o ensino fundamental completo.

Como fazer para conseguir a bolsa-auxílio do Novotec?

O programa oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 para que os alunos elegíveis possam ter melhores condições de realizar os cursos presenciais. No entanto, para participar, será necessário atender os seguintes critérios para receber o benefício:

Estar regularmente matriculado no Ensino Médio nas escolas da rede estadual da Secretaria de Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e nas ETECs do Centro Paula Souza.

Apresentar frequência acima de 75% nas aulas do Novotec Expresso no Contraturno no mês de referência.

Estudantes de 14 e 15 anos, além dos critérios acima, para receber o auxílio devem ter renda familiar de até 3 salários-mínimos e devem cadastrar um responsável financeiro.

O responsável financeiro dos alunos de 14 e 15 anos é quem depois terá que entrar com o seu cadastro no Bolsa do Povo e sacar o bolsa-auxílio.

Para obter mais informações, acesse essa página do bolsa-auxílio.

Como se inscrever nos cursos gratuitos

As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até o dia 13/03/2023. Veja como se inscrever no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do Novotec;
  2. Em seguida, clique em “Inscrições abertas” e, caso não tenha um cadastro na plataforma, clique no link para se cadastrar;
  3. Siga as instruções que serão enviadas para o seu e-mail. Assim que validar o seu cadastro, acesse a página do programa e se inscreva no curso desejado.

Se você for selecionado, a instituição entrará em contato dando mais detalhes. Boa sorte!

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente