IFPI oferece 350 vagas para cursos técnicos gratuitos. Saiba quais são

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu no dia 21/11, segunda-feira passada, 350 vagas para diversos cursos técnicos gratuitos. As inscrições devem ser realizadas pelo site da instituição e são gratuitas. O prazo final para os interessados se inscrever no processo seletivo vai até o dia 18 de dezembro.

O IFPI está oferecendo cursos técnicos concomitantes e subsequentes na modalidade de ensino presencial. As oportunidades estão sendo ofertadas para os campis localizados nas seguintes regiões: José de Freitas, São Raimundo Nonato, Pio IX, Pedro II, Dirceu e Paulistana.

Veja, a seguir, quais são os cursos técnicos gratuitos, mais detalhes sobre as vagas e o que fazer para se inscrever e participar do processo seletivo.

Cursos técnicos gratuitos com as inscrições abertas no IFPI

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18/12. Os cursos serão ofertados nos campi de: José de Freitas, São Raimundo Nonato, Pio IX, Pedro II, Dirceu e Paulistana.

IFPI oferece 350 vagas para cursos técnicos gratuitos. Saiba quais são
Reprodução/G1

Ao todo, são 350 vagas oferecidas para os seguintes cursos:

  • Administração
  • Agropecuária
  • Guia de Turismo
  • Logística
  • Recursos Humanos
  • Serviços de Restaurante e Bar

Os cursos são oferecidos na modalidade concomitante e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os cursos técnicos concomitantes são destinados para pessoas que farão o Ensino Médio em outra instituição no ano de 2023.

Já as vagas para Educação Profissional Técnica de Nível Médio, também conhecidos como cursos subsequentes, são destinados para aqueles que vão concluir o Ensino Médio até a data da matrícula.

Em cada curso oferecido, metade das vagas serão destinadas para candidatos da rede pública de ensino. A outra metade será dividida da seguinte maneira: 45% serão para os candidatos de ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. Todos os detalhes e informações podem ser conferidas no edital do processo seletivo.

Como se inscrever

As inscrições para o certame podem ser realizadas através do site do instituto federal. Os interessados deverão acessar o formulário disponível nessa página. Depois de preencher todas as informações solicitadas, basta enviar para participar do processo seletivo.

A seleção acontecerá de acordo com o rendimento escolar relacionado as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

O cronograma dos resultados ficou da seguinte maneira:

  • O resultado parcial da chamada pública será divulgado no dia 02/01/2023;
  • O resultado parcial da chamada pública será divulgado a partir do dia 09/01/2023;
  • A matrícula dos candidatos aprovados será definido por cada campus e será divulgado no site do IFPI.

Boa sorte e bons estudos!

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente