Jovem Aprendiz Rio de Janeiro 2022: Vagas, Como se Inscrever

Se você mora no RJ e está buscando oportunidades de primeiro emprego, a dica é olhar as oportunidades de Jovem Aprendiz Rio de Janeiro 2022. São diversas as empresas que contratam adolescentes e jovens adultos para atuarem como menor aprendiz.

Os interessados em ingressar no programa devem atender alguns pré-requisitos, como ter idade entre 14 a 24 e não ter registro na Carteira de Trabalho. Porém, esses requisitos podem mudar de acordo com a empresa contratante.

No conteúdo a seguir, mostraremos como funciona o programa Jovem Aprendiz, como procurar por empresas que estejam oferecendo vagas no Rio de Janeiro e outras informações importantes. Confira!

Como funciona o programa Jovem Aprendiz Rio de Janeiro

O programa foi criado com base na Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens para atuarem como aprendizes.

A legislação determina que as companhias que se enquadram deve contratar um número que varia entre 5% a 15% de seus funcionários.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz Rio de Janeiro
Cristo Redentor, símbolo do RJ

Além dos benefícios trabalhistas garantidos por lei, como salário baseado em horas trabalhadas e férias, a empresa também deve oferecer um curso de qualificação profissional.

Os participantes são contratados para atuar em setores distintos do comércio ou da indústria. Tudo vai depender da empresa que está contratando e da demanda da companhia.

Benefícios do programa menor aprendiz

Muitos menores aprendizes conquistam a independência financeira e a experiência teórica e prática para, então, posteriormente, conseguirem boas oportunidades no mercado de trabalho.

Os benefícios oferecidos são distintos e podem variar de empresa para empresa. Mas, no geral, os benefícios do programa menor aprendiz são:

  • Remuneração salarial de acordo com as horas trabalhadas;
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • Seguro de vida;
  • Assistência média e odontológica;
  • Curso de capacitação profissional.

Requisitos para se tornar um Jovem Aprendiz RJ

Antes de criar o seu currículo e enviá-lo para o processo seletivo, é importante conhecer quais são os requisitos para se tornar um Jovem Aprendiz RJ.

Os requisitos exigidos são:

  • Ter idade mínima de 14 e máxima de 24 anos. O limite máximo de idade não se aplica para candidatos PCD;
  • Ter concluído os estudos ou estar matriculado na rede pública de ensino. Para os jovens matriculados, é essencial não ter muitas faltas e ter boas notas;
  • Não ter registro profissional na Carteira de Trabalho;
  • Ter disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho de segunda a sexta (geralmente são entre 5 a 6 horas diárias).

Vagas de Jovem Aprendiz no Rio de Janeiro

É essencial conhecer os sites e empresas que divulgas vagas de empresas que estão em busca de candidatos às oportunidades de menor aprendiz no Rio de Janeiro.

Veja, a seguir, os principais lugares para você encontrar empresas que oferecem vagas para o programa:

Essas são apenas algumas das empresas que estão oferecendo vagas de menor aprendiz no Rio. Você pode acessar sites e jornais/classificados de empregos para visualizar mais oportunidades.

Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz Rio de Janeiro

A seguir, mostraremos como você pode se inscrever no programa por meio das duas principais plataformas que publicam vagas de jovem aprendiz.

Confira:

Rio Vagas

Também conhecido como o maior site de empregos do Rio de Janeiro, no Rio Vagas é possível encontrar muitas oportunidades profissionais. Inclusive, para menor aprendiz.

Acesse o site, digite “Jovem Aprendiz” no campo de buscas e aguarde os resultados.

Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz Rio de Janeiro
Resultados para a busca de vagas para Jovem Aprendiz no site Rio Vagas. Reprodução

São muitos.

Clique no resultado desejado para conferir todos os detalhes. Em seguida, clique me “Quero me candidatar a essa vaga”.

Agora preencha todas as informações para enviar o seu currículo para a vaga desejada. Você pode enviar o seu currículo para quantas vagas desejar.

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição que serve como um intermediário entre jovens que estão em busca do primeiro emprego e empresas que estão buscando esses talentos.

Os interessados devem acessar o portal e se cadastrarem para, então, concorrer a processos seletivos.

Acesse o portal do CIEE, clique no botão “Acessar / Cadastrar”, toque em Cadastrar e siga as orientações.

Depois será necessário criar um perfil no site para concorrer as vagas de jovem aprendiz.

Depois de se inscrever e enviar o seu currículo, resta aguardar. Se você for selecionado para o programa jovem aprendiz Rio de Janeiro 2022, a empresa entrará em contanto dando mais orientações sobre o processo seletivo.

Caso conheça alguém que também gostaria de se inscrever, se tornar um menor aprendiz e mora no RJ, compartilhe essa notícia. Boa sorte e bons estudos!

Meu nome é Jéssica, tenho 25 anos, sou do Rio de Janeiro e amo escrever sobre Educação, Cursos e assuntos relacionados. Gosto de pensar que ajudo pessoas através de meus textos.

Comente