Moodle UFRGS – O Guia Rápido para Alunos e Professores

O Moodle UFRGS é uma plataforma de aprendizagem virtual utilizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul por alunos e professores. Essa tecnologia também é utilizada por várias outras instituições de ensino renomadas, tais como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UNB), só para citar alguns exemplos.

A UFRGS disponibiliza a comunidade acadêmica três tipos distintos de ambientes virtuais: o Moodle Acadêmico, Moodle Colaboração e o Moodle Histórico. Cada plataforma tem a sua utilização própria e a seguir falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

O objetivo desse Guia é ensiná-los a utilizar a plataforma e explorar todos os recursos disponíveis, tanto para alunos quanto para professores.

O que é o Moodle UFRGS?

O Moodle é uma plataforma de ensino que funciona como uma espécie de sala de aula virtual. O Moodle UFRGS permite que alunos acessem o conteúdo das disciplinas de seus respectivos cursos, visualizem o conteúdo postado por professores e muito mais.

Moodle UFRGS - O Guia Rápido para Alunos e Professores
Reprodução/URFRGS

A plataforma é utilizada por professores para passar atividades e postar conteúdo didático para seus alunos, por exemplo. Dessa maneira, os alunos têm mais facilidade para acessar os conteúdos e atividades relacionadas a seus cursos como, também, a praticidade de interagir com seus professores de uma maneira mais dinâmica.

Na UFRGS há três tipos diferentes de moodles, que são:

Moodle Acadêmico – utilizado em atividades de ensino de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.

Moodle Colaboração – utilizado para capacitações, grupos de pesquisa e atividades de gestão.

Moodle Histórico – armazena atividades de ensino e atividades de extensão do Moodle Acadêmico, ofertadas há mais de 8 semestres.

Há, também, fóruns e batepapos que permitem que os estudantes e professores interajam de uma forma mais direta entre si.

Assim, os alunos podem realizadas tarefas através do próprio Moodle UFRGS, evitando que percam prazos, por exemplo. A plataforma pode ser acessada por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.

Como acessar o Moodle UFRGS

O primeiro acesso é o momento mais importante para um aluno que acabou de ingressar na universidade. Ao ingressar em um curso na UFGRS, você receberá um cartão e um e-mail que servirão para acessar o Moodle.

Você deve acessar a plataforma clicando aqui. Em seguida, deve clicar em “Primeiro Acesso” e, posteriormente, em “Sim”.

Agora você deve confirmar que esse é, de fato, o seu primeiro acesso no Moodle UFRGS. Para isso, você deve utilizar o número que está em seu cartão de estudante e a senha que foi cadastrada no Portal do Aluno (ou Servidor, caso você seja professor).

Veja também

Se você não possui o cartão, então poderá utilizar o número de matrícula.

Depois de se cadastrar, você pode acessar a plataforma pela web ou através do aplicativo Moodle sempre que quiser. Até mesmo depois de concluir o seu curso, seja para acessar o seu histórico e as suas informações presentes no ambiente virtual da UFRGS.

O aplicativo Moodle está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOs.

Se familiarizando com o Moodle UFRGS

O Moodle é uma plataforma fácil de ser compreendida e de navegar. No entanto, no primeiro acesso pode parecer um pouco complicada.

Por isso, destacamos algumas características do ambiente virtual e onde você pode achar determinadas informações. Confira:

No cabeçalho do Moodle UFRGS, você encontra o nome da universidade, o perfil do seu usuário e a barra de navegação com o nome do curso, disciplina e as atividades disponíveis.

Na colunas esquerda e direita, você pode acessar as atividades através das opções: “Administração”, “Meus Cursos”, “Calendário” e “Mensagens e Participantes”.

Para os estudantes, as disciplinas do curso ficam localizadas no centro do Moodle.

Dúvidas em relação ao Moodle UFRGS

A plataforma tem uma seção de perguntas e respostas que certamente vai te ajudar bastante. Lá é possível obter o passo a passo para recuperar a senha, para acessar, tirar dúvidas e muito mais.

Acesse a página de ajuda para tirar dúvidas e obter todas as informações sobre a plataforma.

Esperamos que esse guia rápido de Moodle UFRS para estudantes e professores tenham te ajudado a utilizar e a conhecer a plataforma. Se você ainda estiver com alguma dúvida, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar.

Jornalista desde 2015, possuo uma vasta experiência de grandes matérias escritas em grandes portais da internet. Hoje, coloco em prática todo o meu conhecimento no Mundo de Cursos. Caso você tenha encontrado algum errado ou tenha uma sugestão de pauta, entre em contato com a gente.

Comente