PRONATEC 2019 – Cursos, Inscrições, SENAC, SENAI, EAD

O PRONATEC 2019, sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é uma iniciativa criada no ano de 2011 com o intuito de aumentar a oferta de cursos de capacitação profissional para jovens e adultos de baixa renda.

Dessa forma, o programa possibilita que essas pessoas possam se formar em cursos técnicos e profissionalizantes e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho. Os cursos gratuitos são oferecidos na maioria das regiões do país e as inscrições podem ser feitas no site do MEC.

Além disso, o SENAC PRONATEC também oferece cursos gratuitos em grande parte de suas unidades espalhadas no Brasil. Ou seja, o que não vai faltar oportunidades de conseguir acesso a um curso técnico/profissionalizante de qualidade em sua região.

Ficou interessado(a)? Então se liga pois desenvolvemos um conteúdo completo com todas as dicas e informações que você precisa saber sobre esse programa.

O que é e como funciona o PRONATEC?

O PRONATEC é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino profissionalizante e técnico para estudantes e trabalhadores. Os cursos gratuitos são oferecidos em duas categorias:

1 – Bolsa-formação Estudante, onde são oferecidos cursos técnicos; e
2 – Bolsa-formação Trabalhador, onde são oferecidos cursos de formação inicial e continuada.

PRONATEC 2019

Esses cursos são oferecidos, geralmente, nas escolas do Sistema S, como SENAI e SENAC, por exemplo. O Serviço Nacional de Aprendizagem oferece, dessa maneira, milhares de vagas e bolsas de estudos para jovens e adultos em praticamente todo território brasileiro.

Há diversos subprojetos do programa que foram criados pensando nas principais necessidades e particularidades do público-alvo a ser beneficiado. Veja alguns desses subprojetos a seguir:

Cursos gratuitos

Os cursos gratuitos são oferecidos por instituições de ensino privada, escolas do Sistema S e mais de 500 campi de instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Sem contar o SENAI e do SENAC, as duas principais instituições de ensino técnico e profissionalizante do país.

As vagas são oferecidas para os cursos dos tipos concomitante, Pronatec EJA e subsequente. Além de serem grátis, algumas instituições ainda oferecem recursos como vale-transporte e alimentação para os alunos.

Cursos EAD (e-Pronatec)

Muita gente não têm tempo de realizar um curso presencialmente. Pensando nisso é que foi desenvolvido o e-Pronatec em parceria com a empresa de ensino a distância e-Tec Brasil.

Os alunos poderão fazer cursos gratuitos a distância em diversas áreas do conhecimento. O conteúdo e as aulas do curso são acessados em um ambiente virtual. Quando for preciso, será necessário ir até um polo para ter aulas e fazer atividades presencialmente.

EJA

O Pronatec EJA oferece cursos levando em consideração a experiência de seus alunos. É por conta disso que o programa oferece turmas especiais para alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA). Os cursos, que são gratuitos, são oferecidos através da Bolsa Formação.

Quais são os tipos de cursos oferecidos no PRONATEC 2019

Como o público-alvo do programa é muito diversificado, o programa oferece cursos em diferentes áreas de atuação, com uma enorme diversidade de conteúdo. Veja a seguir um pouco sobre cada modalidade de ensino:

Cursos técnicos

Através de aulas práticas e teóricas, os alunos poderão conhecer o mercado de trabalho e dar os primeiros passos em sua nova profissão.

Os cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec possuem uma carga horária mínima de 800 horas e modalidades distintas de acordo com o nível de escolaridade do aluno.

As modalidades de cursos técnicos são:

Integrado: são as vagas destinadas para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental e desejam, portanto, ingressar em uma instituição que ofereça o Ensino Médio junto de um curso técnico.

Concomitante: são cursos destinados para estudantes do Ensino Médio que desejam estudar em uma instituição parceira do PRONATEC. Dessa maneira, os interessados poderão estudar gratuitamente tanto em instituições públicas ou privadas.

Subsequente: são cursos oferecidos para quem já terminou o Ensino Médio e que pretendem realizar um curso profissionalizante/técnico.

Pronatec EJA: cursos oferecidos para estudantes do Educação de Jovens e Adultos.

Formação Inicial e Continuada (FIC)

Essa modalidade abrange cursos para quem deseja aprender uma profissão nova ou para quem desejada se aperfeiçoar em uma profissão já praticada.

Os cursos possuem uma carga horária mínima de 160 horas e há oportunidades para quem concluiu o Ensino Fundamental I quanto para pessoas que já se formaram na faculdade, por exemplo.

Quem pode e como se inscrever nos cursos PRONATEC

Pode se inscrever nos cursos do PRONATEC 2019 estudantes e trabalhadores de baixa renda que estejam estudando, ou concluído os estudos, na rede pública de ensino ou rede privada na condição de bolsista integral.

As inscrições devem ser realizadas na própria instituição que está oferecendo os cursos. No site oficial do Pronatec é possível consultar as vagas disponíveis em sua região. Veja no passo a passo a seguir:

1. Entre no site do PRONATEC clicando aqui.

2. Agora preencha o formulário com o Estado, Município, Escolaridade, Instituição, Turma e clique em Pesquisar.

3. Em seguida, aparecerá uma lista de instituições e cursos que estão sendo oferecidos em sua região. Escolha na opção desejada e siga as instruções para realizar a inscrição no curso.

Cursos gratuitos do PRONATEC no SENAC 2019

O SENAC é a principal instituição de ensino profissionalizante voltado para o comércio. E assim como as escolas do sistema S, também oferece cursos gratuitos através do programa. Confira algumas opções a seguir:

Técnico em Administração
Técnico em Design de Interiores
Técnico em Enfermagem
Técnico em Estética
Técnico em Farmácia
Técnico em Guia de Turismo
Técnico em Informática
Técnico em Logística
Técnico em Massoterapia
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Podologia

Cursos gratuitos do PRONATEC no SENAI 2019

O SENAI é uma das principais instituições de ensino profissionalizante do país, além de ser a mais tradicional. Veja, a seguir, alguns cursos gratuitos que são oferecidos no SENAI por meio do PRONATEC!

Confeiteiro
Pizzaiolo
Automação Hidráulica Industrial
Sistemas Supervisórios
Instalação de Aquecedor Solar
Torneio Mecânico
Pintor de Móveis
Matemática Aplicada a Mecânica
Soldagem de Manutenção
Excel Básico e Avançado
Montagem e Manutenção de Microcomputadores
Segurança nas Atividades com Trabalhos em Altura Nr-35
Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em Suas Proximidades
Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em Suas Proximidades – Reciclagem

Veja também: SENAC Jovem Aprendiz

Compartilhe essa matéria:
Está procurando emprego ou fazer uma renda extra para ajudar no fim do mês? Veja a nossa lista de 10 cursos livres para você começar o seu negócio HOJE mesmo. Confira!