Qualifica Mais: Programa oferta mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos

O Governo Federal está ofertando 6 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional através da plataforma EduLivre. A iniciativa faz parte do programa “Qualifica Mais, Emprega Mais”, resultado de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Economia.

As vagas são para qualificação profissional nas áreas de Tecnologia da Comunicação e Informação (TI) e distribuidas para 11 cidades. De acordo com o Governo Federal, o objetivo do programa é qualificar as pessoas através dos cursos e direcioná-las ao mercado de trabalho.

Cursos gratuitos ofertados pelo Qualifica Mais


Os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos através do programa são: Programa Web, Programador de Dispositivos Móveis e Programador de Sistemas. Ao todo serão distribuídas 6.069 vagas para 11 cidades.

Qualifica Mais: Programa oferta mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos
Programa oferece milhares de vagas em cursos gratuitos. Imagem: Reprodução

As cidades contempladas pelo programa são:

  • Fortaleza
  • Salvador
  • Recife
  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • São Paulo
  • Campinas
  • Curitiba
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Porto Alegre

As vagas foram distribuídas de acordo com um mapeamento realizado pelo MEC em parceria com o setor produtivo, que identificou as principais demandas do mercado e em quais cidades estavam localizadas, segundo Sérgio Calderini, diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do Qualifica Mais

As inscrições para os cursos gratuitos devem ser realizadas até o dia 11/04, na plataforma Educação Livre. Os candidatos que desejarem participar do processo seletivo deverão atender os seguintes pré-requisitos:

  • Ter o Ensino Médio completo;
  • Residir em alguma das cidades (ou região metropolitana) que estejam oferecendo os cursos
  • Realizar a “Trilha” e atingir a nota mínima necessária.

A Trilha é uma série de questões que vão avaliar o grau de conhecimento dos candidatos. Àqueles com as melhores notas serão selecionados no procesos seletivo, desde atendam todos os outros requisitos exigidos pelo programa.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 11/04.

Veja, no passo a passo a seguir, todas as informações para se inscrever nos cursos gratuitos do EduLivre:

Passo 01: Acesse a plataforma eletrônica EduLivre (https://www.edulivre.org.br/). Ao carregar a página, clique no banner “Qualifica+, Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos. Inscreva-se”.

Passo 02: Leia todas as informações e regras do processo seletivo. Em seguida, clique em “Eu quero” para começar a fazer a sua trilha. Esse teste é obrigatório e os candidatos terão 02 horas para responder 06 lições.

Passo 03: Se a sua nota for maior do que a mínima exigida, você estará participando do processo seletivo. Agora basta aguardar a publicação dos resultados.

Os resultados dos processos seletivos do Qualifica Mais serão divulgados no dia 15/04, no site da própria plataforma. Os aprovados receberão um e-mail com todos os passos para a realização e a confirmação da matrícula.

Por isso é muito importante ficar de olho em sua caixa de entrada para não perder a oportunidade.

O início das aulas está previsto para começar no dia 10/05. A duração dos cursos será de 06 meses aproximadamente. Cada curso possui uma carga horária de 200 horas e serão oferecidos por meio da modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Acesse o site do programa para conferir mais informações, como o número de vagas para cada cidade, a instituição que está ofertando o curso e muito mais.

No Mundo de Cursos é possível conferir notícias e as melhores oportunidades de cursos em sua região. Navegue em nosso blog e confira as dicas, notícias e informações sobre cursos gratuitos, técnicos e profissionalizantes. Bons estudos!

Comente