Resultado do Enem 2023: Que horas será divulgado e como acessar

A expectativa para ver o resultado do Enem 2023 está muito alta e vem movimentando as redes: milhares de pessoas querem saber que horas o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 será divulgado. Embora a ansiedade esteja muito grande, é preciso se acalmar. Já que o resultado será divulgado no dia 16/03, no site do INEP, na página do participante.

Com a nota do Enem 2023 os participantes poderão, a partir do dia 22 de Janeiro, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e, assim, ingressar em um curso superior em centenas de universidades públicas espalhadas pelo Brasil.

Ainda está com dúvidas? Então se acalme, respire fundo e leia todas as dicas e informações que separamos nesse conteúdo.

Quando será divulgado o resultado do Enem 2023?

O resultado do Enem 2023 será divulgado no dia 16/01. O resultado deve ser consultado na página do participante, no site do INEP. É necessário ter em mãos as credenciais de acesso. Os credenciais são seu login e senha, criados no momento que você criou o seu cadastro no portal Gov.br.

Resultado do Enem 2023: Que horas será divulgado e como acessar
Reprodução/INEP

Com o resultado do Enem 2023, os participantes da edição poderão se inscrever no SiSu e escolher duas opções de cursos em diversas universidades públicas brasileiras, levando em consideração as notas obtidas no exame e as notas de corte das instituições de ensino superior. De acordo com o Governo Federal, serão oferecidas 264.360 vagas através do SiSu para 127 mil instituições de ensino superior.

Além disso, os interessados também poderão se inscrever no ProUni com a nota do exame. O ProUni é outro programa do Governo Federal que distribuí bolsas de estudos, integrais ou parciais, em universidades privadas.

Que horas será divulgado o resultado do Enem 2023?

Não há um horário específico pré-determinado para a divulgação do resultado do Enem 2023. Por isso, é muito importante ficar de olho na web e nas redes sociais para saber precisamente o horário da divulgação.

Atualizado: O Resultado será divulgado a partir das 09 horas da manhã do horário de Brasília.

Veja também

É importante notar que, logo assim que os resultados são divulgados, o site do INEP costuma ficar muito lenta. Isso acontece por conta do grande volume de acessos simultâneos que o portal recebe dos milhares de participantes.

Como acessar o resultado do Enem 2023?

O resultado oficial do Enem 2023 deve ser acessado exclusivamente no site do INEP. Veja, a seguir, um passo a passo para você não errar:

  1. Acesse a página do participante;
  2. Clique no botão “Página do Participante – Entrar com gov.br” e forneça as credenciais de acesso (seu CPF e senha);
  3. Pronto, agora é só clicar na edição atual do Enem para visualizar os resultados.

Esqueci a senha do Enem 2023, e agora?

Caso você tenha esquecido a sua senha, não se preocupe. No próprio site do gov.br é possível recuperá-la. Ao entrar na página de acesso, clique na opção “Esqueci minha senha” e siga as orientações para recuperá-la.

Esperamos que você consiga visualizar o resultado Enem 2023 e que você consiga entrar no curso desejado. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário. Boa sorte!

Vandreza Moraes é mãe, estudante de pedagogia, servidora pública que sempre está interessada em aprender. Nascida e criada no Rio de Janeiro.

Comente