SiSu 2024 – Programa abre inscrições dia 22 e apresenta novidades

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) abre suas inscrições no dia 22 de Janeiro e apresenta novidades: durante o ano 2024, haverá apenas uma edição. Nos anos anteriores, o programa realizava duas edições, uma no início do ano (SiSu 1), no início do primeiro semestre, e outra no meio do ano (SiSu 2), no começo do segundo semestre.

A novidade pegou muita gente de surpresa. As inscrições para o SiSu 2024 começam no dia 22 e terminam no dia 25 de janeiro. O programa dá acesso a vagas em universidades públicas para participantes que tiraram boas notas no Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem).

No conteúdo a seguir você verá todas as mudanças na nova edição do SiSu, entenderá como funciona o programa e acessará outras informações importantes. Confira!

O que mudou no SiSu 2024?

Foi anunciado recentemente o período de inscrições e de escolha dos cursos superior através do SiSu, programa social que dá acesso a vagas em universidades públicas para participantes do Enem. No entanto, também foi anunciando algumas mudanças que deixaram alguns participantes de surpresa.

SiSu 2024 – Programa abre inscrições dia 22 e apresenta novidades
Reprodução/SiSu

Nesse ano de 2024, por exemplo, haverá apenas uma edição do programa, diferente dos anos anteriores, onde haviam duas.

Nessa edição, a lista de espera não poderá ser utilizada durante o ano todo pelas universidades. Os candidatos que não forem convocados na chamada regular poderão se inscrever na lista de espera a partir do dia 30 de janeiro até 7 de fevereiro.

Outra mudança significativa é que os candidatos não poderão escolher o semestre para iniciar o curso escolhido, essa escolha será feita “automaticamente” de acordo com a ordem na lista de classificados.

Como vai funcionar o SiSu 2024?

Fora essas pequenas mudanças, o processo seletivo do programa continuará a mesma coisa. Ao se inscrever, os candidatos poderão escolher duas opções de cursos. Essas opções poderão ser alteradas durante os dias 22 a 25 de janeiro, que são o período da inscrição. Os candidatos devem utilizar as notas de corte do Inep para terem uma base sobre qual curso escolher.

Veja também

As inscrições devem ser realizadas no Portal do Acesso Único.

Os resultados da primeira chamada serão realizadas no dia 30 e as matrículas deverão ser realizadas durante os dias 1 a 7 de fevereiro. Até mesmo candidatos que forem aprovados para o segundo semestre deverão se matricular. Todas as informações podem ser encontradas no edital do SiSu 2024.

O que é o SiSu?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) se destaca como um pilar fundamental na educação brasileira. Criado em 2009, o sistema revolucionou o acesso às universidades públicas, desafiando os modelos tradicionais de vestibular. Através do SiSU, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se tornam a chave para a seleção dos candidatos.

A relevância do SiSU transcende o universo acadêmico, impactando diretamente a vida de milhares de jovens que almejam ingressar no ensino superior. Para muitos estudantes, especialmente aqueles com recursos financeiros limitados, o SiSU representa a oportunidade real de realizar o sonho de frequentar uma universidade pública de qualidade.

Meu nome é Jéssica Chagas, nasci em 26/06/1995, estou estudando Pedagogia e amo escrever sobre Educação e assuntos relacionados. Procuro aprender e melhorar cada dia mais. Viu algum erro ou tem alguma sugestão? Entre em contato!

Comente