Técnico em Agroindústria – O que faz, quanto ganha e onde fazer o curso

Não é de hoje que a Agroindústria sustenta boa parte dos cálculos positivos da economia do Brasil. Esses bons resultados justificam o aumento na procura por um curso Técnico em Agroindústria de boa qualidade. No entanto, você precisa saber como é o mercado e qual é o salário médio de um profissional qualificado antes de fazer um curso.

Em um cenário onde o mercado está cada vez mais aquecido, as empresas buscam profissionais qualificados que sejam capazes de assumir funções de destaque. Por conta disso, um técnico na área não costuma ter dificuldades de conseguir emprego.

Nesse artigo você vai saber mais sobre a profissão, quanto ganha e o que faz o Técnico em Agroindústria. Além de conferir dicas sobre onde fazer esse curso. Confira!

Onde o Técnico em Agroindústria atua?

O Técnico em Agroindústria pode exercer as suas atividades em funções e empresas diversas. Veja abaixo onde um profissional costuma atuar:

  • Laboratórios de controle de qualidade;
  • Agroindústrias;
  • Usinas;
  • Indústrias de alimentos e bebidas;
  • Industria;
  • Cooperativas;
  • Gestor e administrador de empresas do setor agropecuário;
  • E muito mais.

Quanto ganha um Técnico em Agroindústria?

Conforme dados do portal Salario.com.br, o salário médio de um técnico em agroindústria no Brasil é de R$ 3.104,40. Todavia, esse valor varia de acordo com a localidade e o nível de experiência do profissional.

Técnico em Agroindústria

Como é o curso de Técnico em Agroindústria

Geralmente, o curso técnico em agroindústria se divide em conteúdos teóricos e práticos.
Os alunos irão aprender sobre a administração da agroindústria, métodos de conservação, microbiologia, higiene, legislação sanitária, controle de qualidade, segurança alimentar e muito mais.

Melhores cursos de Técnico em Agroindústria disponíveis no mercado

Há várias instituições de ensino profissionalizante e de ensino superior que oferece cursos técnicos e tecnólogos em Agroindústria. Embora não seja uma formação tão fácil assim de achar, há ótimas opções no mercado.

Fizemos uma lista com o que acreditamos ser os melhores cursos de Técnico em Agroindústria. Confira:

Instituto Federal

O IF é uma importante organização de ensino conhecida em todo o país. A instituição disponibiliza um curso de técnico em agroindústria completo e intuitivo. Grande parte dos cursos de agroindústria da instituição são integrados ao ensino médio.

Para descobrir qual é a unidade mais próxima, entre no site o Instituto Federal do seu estado, coloque a sua cidade e pronto, você terá acesso a informações sobre horário, carga horária e processo seletivo.

Acesse o site do Instituto Federal de sua região para saber mais sobre a oferta do curso.

Ecid

A plataforma Ecid tem um curso com o objetivo de formar profissionais que tenham a capacidade de atuar nos mais diversos setores da produção do agronegócio, como a produção e comercialização de produtos do agro.

A Ecid disponibilizará um certificado aceito em todo o território nacional. O curso técnico em agronegócio é feito EAD, tendo uma carga horária de 1200 horas divididas em vários módulos.

  • Carga horária: 1200 horas;
  • Preço: 12x de 90,83 no cartão de crédito ou R$1.090,00 à vista;
  • Como se inscrever: Acesse a página do curso e clique em “Matricule-se agora”.

CPS – Centro Paulo Souza

A CPS disponibiliza um curso técnico de agroindústria focado para o empreendedorismo. Um diferencial deste curso é que ele possui química no material de estudo. A ideia é que o aluno saia da formação sabendo os tipos de materiais que causam menor impacto no meio ambiente.

O aluno aprenderá a elaborar programas de higienização, comercialização, técnicas de alimentos e prevenção.

  • Carga horária: 1200 horas;
  • Preço: A consultar;
  • Como se inscrever: Acesse a página do curso no site do CPS e escolha uma unidade. Em seguida, entre em contato com a unidade para obter todas as orientações sobre como se inscrever.

Uninter

O curso tecnologia em agricultura da Uninter é destinado a comunidade em geral, visando a formação de profissionais capacitados para dar conta da exigência do mercado de trabalho.

Conheça outros cursos técnicos:

A formação foi feita visando a formação de técnicos para atuarem atendendo o agricultor, além de deixá-los preparados para atuarem nos mais diversos segmentos da agroindústria.

  • Aulas ao vivo;
  • Tutoria online;
  • Atividades extensionistas;
  • Aulas online 24 horas. Você poderá estudar onde e quando quiser.

Os interessados em fazer o curso na Uninter precisam acessar o site da empresa e buscar uma unidade mais próxima.

Especialistas indicam que a agroindústria não irá parar de crescer ao longo das próximas décadas. Com o aumento da população, a demanda no agro deve crescer no mesmo ritmo.

Por conta disso, realizar um curso Técnico em Agroindústria parece ser uma excelente alternativa para quem deseja atuar em uma carreira promissora.

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente