Técnico em Manutenção Automotiva – Onde atua, quanto ganha e onde fazer o curso

Quem atua no mercado automotivo sabe que essa profissão dificilmente tem momentos de instabilidade, já que se trata de um dos principais motores da economia do Brasil. Por conta disso, realizar um curso Técnico em Manutenção Automotiva vem se tornando uma excelente alternativa para quem quer ganhar um bom salário e ter estabilidade profissional.

No entanto, encontrar um bom curso pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é necessário pesquisar bastante para encontrar o melhor curso técnico em Manutenção Automotiva. A boa notícia é que há diversas opções no mercado. E selecionamos as melhores qualificações para você dar uma olhada.

No conteúdo a seguir, você saberá mais um pouco da profissão e verá, também, onde fazer o curso Técnico em Manutenção Automotiva. Confira!

O que faz um Técnico em Manutenção Automotiva?

O técnico em manutenção automotiva é o responsável por diversas atividades dentro de uma oficina. Veja abaixo as principais atribuições deste profissional.

  • Realizar a manutenção preventiva e corretiva;
  • Instalar equipamentos e acessórios;
  • Realiza diagnósticos;
  • Avalia condições do veículo;
  • Compra materiais e peças de reposição;
  • Lidera equipe de mecânicos;
  • Controla registros dos veículos;
  • E muito mais.
Técnico em Manutenção Automotiva

Onde atua?

Esse profissional tem muitas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, as principais delas são: atuar como montador automotivo; atuar em oficinas mecânicas; trabalha no setor de manutenção de empresas; vistorias; concessionárias e revendas, e muito mais.

Quanto ganha?

Conforme informações do portal Vagas.com, o salário médio de um técnico de manutenção automotiva no Brasil é R$ 1.907,00, podendo chegar até R$ 3,500. Porém, o valor pago varia de acordo com a região e com o nível de experiência.

Esse valor também varia bastante pelo fato de muitas pessoas preferirem trabalharem como autônomos. Nesses casos, o salário é bem maior do que um empregado CLT.

Melhores cursos Técnicos de Manutenção Automotiva do mercado

Como você já sabe o que faz, onde atua e quanto ganha, é o momento de analisar as oportunidades de fazer o curso. Confira abaixo quatro cursos de manutenção automotiva.

SENAI

O SENAI disponibiliza o curso técnico em manutenção automotiva na modalidade presencial. A formação possui professores capacidades e com grande experiência, além de uma excelente estrutura com laboratórios de primeira linha. Para fazer o curso é requisito ter pelo menos o ensino médio incompleto.

O curso é disponibilizado em várias unidades do Brasil. Entre no site do SENAI da sua região para conferir a disponibilidade.

Cursos populares do SENAI:

CPS

O Centro Paulo Sousa também é uma alternativa para você realizar o curso técnico em manutenção automotiva. O curso é disponibilizado na modalidade presencial e atrelados ao ensino médio. O curso pode ser feito presencialmente em São Caetano do Sul-SP, Sorocaba-SP e SP-SP.

Carga horária: 1200 horas;

Preço: A consultar.

Clique aqui para obter mais informações.

Academia BC

A Unisatc possui o curso de manutenção automotiva que pode ser realizado presencialmente. O curso destaca que o aluno irá aprender tudo para se tornar um profissional de destaque neste mercado de trabalho cada vez mais concorrido.

O tempo de conclusão do curso é de 4 semestres, além de 300 horas de estágio. O curso é ministrado em Criciúma – SC.

Carga horária: 1500 horas;

Preço: A consultar.

Acesse a página do curso para obter mais informações.

Sistema Fibra

O Sistema Fibra disponibiliza um curso de manutenção automotiva para o Distrito Federal, mais precisamente em Taguatinga. Assim como os cursos citados anteriormente, este curso tem uma carga horária de 1280 horas, com possibilidade de realização de estágio com mais 30 horas.

O aluno terá que ter o ensino médio completo ou estar cursando o segundo ano do ensino médio, no mínimo. A idade mínima para a realização do curso é 16 anos.

Carga horária: 1280 horas;

Preço: A consultar.

Acesse a página do curso para obter mais informações.

O Brasil é um dos países onde mais existem veículos no mundo. Por conta disso, a demanda por profissionais que fazem reparos e manutenções nesses veículos é gigantesca. Esses números explicam a demanda por cursos técnicos de manutenção automotiva.

Este artigo separou informações importantes sobre a profissão em um único lugar. Por conta disso, escolha o curso que mais se encaixa no seu perfil. Além disso, temos outros diversos artigos com outros cursos técnicos que talvez você tenha interesse.

Criador do Mundo de Cursos, escrevo sobre educação desde 2004. Estudante de pedagogia, nascido e criado no Rio de Janeiro, pai da Letícia e um grande amante do conhecimento. Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente através do e-mail: contato@mundodecursos.com.br.

Comente