Curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI – Como é, Inscrição

O Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI é um dos cursos mais procurados nas unidades da instituição de ensino profissionalizante. Esse curso é indicado para quem deseja trabalhar na área, realizando a instalação e manutenção de ar condicionado, sistemas de refrigeração e climatização de maneira geral.

O mercado de trabalho é amplo e apresenta diversas oportunidades para o profissional formado no curso. Com o certificado do SENAI em mãos, o profissional pode atuar como Técnico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatizadores e Refrigeração, tanto na iniciativa privada quanto por conta própria.

Veja aqui como funciona o Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI, o que você vai aprender, qual é o conteúdo do curso e como se inscrever na habilitação profissional.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição de ensino profissionalizante fundada em 1945 que oferece cursos em 28 áreas da indústria brasileira. É considerado um dos 5 maiores complexos de educação profissional do mundo, sendo o maior da América Latina.

Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI
Reprodução/SENAI

O SENAI oferece educação profissional em diferentes segmentos, sempre levando em consideração a inovação e a tecnologia para capacitar seus alunos. A instituição tem escolas e faculdades distribuídas em todo o País.

A qualidade dos cursos oferecidos pela instituição é amplamente reconhecida no mercado de trabalho. Como resultado, a grande maioria dos profissionais formados no SENAI conseguem boas oportunidades assim que se formam na instituição.

O que vou aprender no Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI?

O curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI ensina todas as etapas de instalação de equipamento e sistemas de refrigeração e climatização.

Os alunos aprenderão sobre as normas técnicas de segurança, como elaborar planos de manutenção e como comercializar esses produtos.

Ao fim do curso, o profissional estará apto a realizar instalação e a manutenção de sistemas de refrigeração e climatização seguindo todo o padrão técnico e normas de segurança.

Conteúdo do curso

O curso técnico tem uma carga horária de 1.200 horas e seu conteúdo é apresentando em 4 módulos distintos.

Conteúdo do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI
Reprodução/SENAI

Veja quais são os módulos e o o conteúdo de cada um deles:

Básico – Carga horária: 300 horas

  • Fundamentos de Refrigeração e Climatização
    Metrologia Dimensional
  • Refrigeração e Climatização Residencial
  • Eletrotécnica
  • Desenho Técnico
  • Informática Básica

Específico I – Carga horária: 300 horas

  • Comandos Elétricos
  • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Climatização
  • Mecânica de Fluídos
  • Termodinâmica

Específico II – Carga horária: 300 horas

  • Manutenção de Compressores
  • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Refrigeração Industrial
  • Eletrônica Aplicada
  • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Refrigeração Comercial

Específico III – Carga horária: 300 horas

  • Projetos de Instalação em Sistemas de Refrigeração
  • Automação Aplicada à Refrigeração e à Climatização
  • Projeto de Instalação em Sistemas de Climatização
  • Gestão de Pessoas

Após a aprovação no curso, os alunos receberão o certificado de Técnico em Refrigeração e Climatização expedido pelo próprio SENAI. O certificado possui validade e grande reconhecimento em todo território nacional.

Quem pode se inscrever

Esse curso é indicado para pessoas com idade igual ou superior a 16 anos completos e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

Cursos populares do SENAI:

O Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI é pago e o valor do curso não foi divulgado no site da instituição.

Como se inscrever no Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI

O Técnico em Refrigeração e Climatização é uma curso de Habilitação Técnica oferecido em diversas unidades da instituição.

Isso quer dizer que a disponibilidade do curso é alta, sendo possível encontrá-lo sendo oferecido em diversas regiões do Brasil.

Para se inscrever nesse curso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página do curso no site Mundo SENAI. Nessa página é possível visualizar todos os detalhes e informações do curso.
  2. Desça a página até encontrar as escolas que oferecem o curso próximo a você. Toque na escola desejada para obter mais informações, como endereço, horário de funcionamento e telefones de contato.
  3. Entre em contato com a unidade desejada para conferir a disponibilidade do curso e para saber quais são os documentos necessários para se inscrever, valor do curso, horários, turmas etc.

Conclusão

O SENAI é uma instituição de grande prestígio com um grande histórico na formação de profissionais para os principais setores da indústria.

O curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI é indicado para quem deseja aprender uma profissão com uma grande demanda no mercado de trabalho.

Esse artigo foi escrito pela Redação do Mundo de Cursos. Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

2 comentários

  • Responder

    Gostaria de saber mais o curso técnico em ar condicionado

  • Responder

    Curso parece ser muito bom

Comente