Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI 2021 – Como é, Inscrição

O Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI é um dos cursos mais procurados nas unidades da instituição de ensino profissionalizante. Esse curso é indicado para quem deseja trabalhar na área, realizando a instalação e manutenção de ar condicionado, sistemas de refrigeração e climatização de maneira geral.

O mercado de trabalho é amplo e apresenta diversas oportunidades para o profissional formado no curso. Com o certificado do SENAI em mãos, o profissional pode atuar como Técnico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatizadores e Refrigeração, tanto na iniciativa privada quanto por conta própria.

Veja aqui como funciona o Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI, o que você vai aprender, qual é o conteúdo do curso e como se inscrever na habilitação profissional.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição de ensino profissionalizante fundada em 1945 que oferece cursos em 28 áreas da indústria brasileira. É considerado um dos 5 maiores complexos de educação profissional do mundo, sendo o maior da América Latina.

Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI
Reprodução/SENAI

O SENAI oferece educação profissional em diferentes segmentos, sempre levando em consideração a inovação e a tecnologia para capacitar seus alunos. A instituição tem escolas e faculdades distribuídas em todo o País.

A qualidade dos cursos oferecidos pela instituição é amplamente reconhecida no mercado de trabalho. Como resultado, a grande maioria dos profissionais formados no SENAI conseguem boas oportunidades assim que se formam na instituição.

O que vou aprender no Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI?

O curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI ensina todas as etapas de instalação de equipamento e sistemas de refrigeração e climatização.

Os alunos aprenderão sobre as normas técnicas de segurança, como elaborar planos de manutenção e como comercializar esses produtos.

Ao fim do curso, o profissional estará apto a realizar instalação e a manutenção de sistemas de refrigeração e climatização seguindo todo o padrão técnico e normas de segurança.

Conteúdo do curso

O curso técnico tem uma carga horária de 1.200 horas e seu conteúdo é apresentando em 4 módulos distintos.

Conteúdo do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI
Reprodução/SENAI

Veja quais são os módulos e o o conteúdo de cada um deles:

Básico – Carga horária: 300 horas

  • Fundamentos de Refrigeração e Climatização
    Metrologia Dimensional
  • Refrigeração e Climatização Residencial
  • Eletrotécnica
  • Desenho Técnico
  • Informática Básica

Específico I – Carga horária: 300 horas

  • Comandos Elétricos
  • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Climatização
  • Mecânica de Fluídos
  • Termodinâmica

Específico II – Carga horária: 300 horas

  • Manutenção de Compressores
  • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Refrigeração Industrial
  • Eletrônica Aplicada
  • Instalação, Operação e Manutenção de Sistemas de Refrigeração Comercial

Específico III – Carga horária: 300 horas

  • Projetos de Instalação em Sistemas de Refrigeração
  • Automação Aplicada à Refrigeração e à Climatização
  • Projeto de Instalação em Sistemas de Climatização
  • Gestão de Pessoas

Após a aprovação no curso, os alunos receberão o certificado de Técnico em Refrigeração e Climatização expedido pelo próprio SENAI. O certificado possui validade e grande reconhecimento em todo território nacional.

Quem pode se inscrever

Esse curso é indicado para pessoas com idade igual ou superior a 16 anos completos e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

O Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI é pago e o valor do curso não foi divulgado no site da instituição.

Como se inscrever no Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI

O Técnico em Refrigeração e Climatização é uma curso de Habilitação Técnica oferecido em diversas unidades da instituição.

Isso quer dizer que a disponibilidade do curso é alta, sendo possível encontrá-lo sendo oferecido em diversas regiões do Brasil.

Para se inscrever nesse curso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Acesse a página do curso no site Mundo SENAI. Nessa página é possível visualizar todos os detalhes e informações do curso.

Passo 02: Desça a página até encontrar as escolas que oferecem o curso próximo a você. Toque na escola desejada para obter mais informações, como endereço, horário de funcionamento e telefones de contato.

Passo 03: Entre em contato com a unidade desejada para conferir a disponibilidade do curso e para saber quais são os documentos necessários para se inscrever, valor do curso, horários, turmas etc.

Conclusão

O SENAI é uma instituição de grande prestígio com um grande histórico na formação de profissionais para os principais setores da indústria.

O curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI é indicado para quem deseja aprender uma profissão com uma grande demanda no mercado de trabalho.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente