5 sites para encontrar vagas de Jovem Aprendiz em 2021

Encontrar a primeira oportunidade de emprego pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem é adolescente ou jovem adulto. No entanto, para muitos, a melhor forma de conseguir o primeiro emprego é através do programa Jovem Aprendiz.

O programa foi criado com base na Lei da Aprendizagem, de Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, e determina que todas as empresas de médio e grande porte contratam um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% em relação a seu quadro de funcionários.

Ou seja, há diversas vagas para Jovem/Menor Aprendiz em diversas regiões do Brasil. Mas como achar essas vagas? Em que sites os interessados podem acessar para encontrar tais oportunidades? Como se inscrever e participar do processo seletivo?

Quem pode participar do programa Jovem Aprendiz?

Segundo a Lei da Aprendizagem, pessoas de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio podem participar do programa.

A idade máxima prevista no regulamento da lei não é aplicada em candidatos portadores de deficiência física.

A jornada de trabalho não pode ultrapassar as 06 horas diárias. Admite-se uma jornada de 08 horas para aprendizes que já tenham completado o ensino fundamental e se nessa jornada forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Como encontrar vagas para Jovem Aprendiz em 2021

Existem diversos sites gratuitos onde é possível encontrar vagas para o programa Jovem Aprendiz em 2021.

5 sites para encontrar vagas de Jovem Aprendiz em 2021
Imagem: Ilustração/Frekpik

Caso você esteja buscando uma oportunidade para ser um menor aprendiz, veja, a seguir, como encontrar vagas em cinco sites distintos:

InfoJobs

O InfoJobs é um dos sites de emprego mais tradicionais do país. Na plataforma é possível encontrar oportunidades profissionais publicadas pelas próprias empresas, em diversas regiões. É fácil de mexer e, principalmente, em encontrar o que estamos buscamos.

Ao entrar na plataforma (https://www.infojobs.com.br/), os usuários verão dois campos de buscas: um para o cargo ou área profissional e outro para a região desejada.

No primeiro campo, digite “jovem aprendiz” e no segundo, escolha a região/cidade/estado que você reside. Por exemplo: “Jovem Aprendiz São Paulo”. Toque em “Procurar vagas” para prosseguir.

Na próxima página será possível visualizar as vagas encontradas de acordo com os termos utilizados em sua busca. Clique na vaga desejada para obter todos os detalhes.

Em seguida, clique em “Candidatar-se”. Se você ainda não possui um cadastro na InfoJobs, faça um agora. Após concluir o cadastro, envie o seu currículo para a vaga desejada.

Caso for escolhido, a empresa entrará em contato dando mais informações sobre o processo seletivo.

Você pode enviar o seu currículo para quantas empresas desejar.

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

O CIEE é uma plataforma de assistência social que auxilia jovens e estudantes a ingressarem no mercado de trabalho pro meio de programas de estágio, jovem aprendiz e treinamentos.

É uma das principais instituições quando se trata de oportunidades para ingressar no programa de aprendizagem.

Os interessados devem acessar o portal do CIEE (https://portal.ciee.org.br/). No site é possível visualizar os processos seletivos que estão com as inscrições abertas. Para se inscrever, será necessário criar um cadastro.

Após se cadastrar, o interessado deverá fazer o Teste de Perfil Comportamental e, em seguida, gravar um vídeo contando mais sobre si mesmo.

Faça o seu cadastro nessa página (https://web.ciee.org.br/login?v=2).

Trabalha Brasil

O Trabalha Brasil é um site de empregos parecido com o InfoJobs, o primeiro a ser citado em nossa lista.

Apesar de ser mais simples que mencionado, a plataforma cumpre bem o seu papel ao conectar pessoas em busca de trabalho com empresas que estão buscando colaboradores.

Logo ao entrar no site Trabalha Brasil (https://www.trabalhabrasil.com.br/) é possível visualizar dois campos e buscas: o primeiro, onde é possível descrever o cargo/área desejada, e o segundo, onde é possível escolher a região.

Para achar as oportunidades desejadas, digite “Jovem Aprendiz” no primeiro campo e a cidade/ estado. Clique no ícone de pesquisar para fazer a busca.

Em poucos segundos será possível visualizar uma grande quantidade de vagas para jovem aprendiz em sua cidade. Toque na vaga desejada para obter mais informações. Clique em “Candidatar-se grátis”.

Preencha as informações solicitadas para criar um cadastro e, assim, enviar o currículo para a vaga desejada. Você pode enviar o seu currículo para quantas empresas desejadas.

Caso seja escolhido(a) por alguma empresa para menor aprendiz, você será informado por e-mail e/ou telefone.

Vagas

Com um design simples e intuitivo, o Vagas.com.br é um dos principais lugares para se procurar oportunidades de emprego de maneira geral.

Assim como outras plataformas do gênero, no Vagas também é possível procurar por vagas de jovem aprendiz em diversas regiões do país.

Ao entrar no site, o usuário deve digitar a vaga pretendida e o local desejado no campo de busca e, logo em seguida, clicar no ícone de busca.

Em seguida aparecerá uma lista de oportunidades publicadas por empresas de diversos segmentos e tamanhos. Toque na vaga desejada para obter mais informações.

Clique em “Candidatar-se” na página da vaga desejada. Será necessário logar na plataforma ou fazer um cadastro, caso não tenha um, para enviar a sua candidatura.

Se for selecionado, a empresa entrará em contato dando mais informações sobre o processo seletivo e/ou a vaga pretendida.

Rio Vagas

Apesar de mostrar vagas apenas nas regiões do Estado do Rio de Janeiro, o Rio Vagas figura entre os melhores sites para encontrar oportunidades para menor aprendiz.

O funcionamento desse site é igual aos outros: o usuário entra, digita o nome da vaga desejada e clique em pesquisar. A diferença é que no Rio Vagas o volume de oportunidades é muito grande.

Ou seja, se você mora no Rio de Janeiro e está em busca do primeiro emprego como jovem aprendiz, é provável que você encontre aqui.

Benefícios e vantagens do Jovem Aprendiz

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz garante uma jornada de trabalho especial, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário-mínimo/hora e todos os direitos previdenciais garantidos por lei.

Além disso, os participantes do programa também terão acesso a um curso de capacitação profissional oferecido por uma instituição de ensino profissionalizante parceira da empresa.

O contrato do aprendiz com a empresa não deverá passar de 02 anos. Esse prazo não pode ser estendido.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

3 comentários

  • Responder

    Sou de Rio Claro-Sp e estou atrás de serviço tenho 16 anos e estou estudando 2° colegial

  • Responder

    Como faço para escrever o comentário corretamente

    • Responder

      Bom dia, Meire. Para realizar a inscrição no curso desejado, você deverá acessar o site e procurar pelas vagas de jovem aprendiz em sua região. Por exemplo: “Jovem Aprendiz São Paulo”. Ao realizar essa busca será possível encontrar um monte de vagas em sua região.

      No próprio site é possível enviar o seu currículo para participar do processo seletivo. Em caso de dúvidas, é só fazer um comentário. Boa sorte!

Comente