Curso de Auxiliar Administrativo – Como é o curso e o Mercado de Trabalho

O curso de Auxiliar Administrativo é um dos mais procurados por jovens brasileiros, pois o cargo é uma das carreiras mais concorridas do mercado. O número de vagas também é bem competitivo.

É um profissional essencial dentro dos escritórios e negócios de todo o mundo, pois ele é responsável pela a gestão, apoio, organização e controle de toda a empresa. É ele que faz toda a engrenagem empresarial funciona bem.

Como é o Curso de Auxiliar Administrativo?

Geralmente, as vagas para auxiliar administrativo exigem experiência profissional dependendo da empresa, informática, ensino médio completo e pacote Office.

Curso de Auxiliar Administrativo
Foto: Reprodução/Pixabay

Como o próprio nome sugere, o auxiliar administrativo é o profissional que vai dar apoio e suporte a todas as outras áreas, podendo trabalhar em qualquer segmento dentro de um negócio.

Normalmente, o profissional executa as seguintes funções, o curso de qualificação vai ensiná-lo a administrar e trabalhar com essas questões:

  • Elaborar e organizar agenda;
  • Digitação e organização de documentos
  • Participação nas reuniões;
  • Elaboração de atas, planilhas, índices, relatórios e documentos pertinentes a empresa;
  • Controle e gestão financeira;
  • Atendimento ao cliente ou a empresa através dos canais disponíveis;
  • Recebimento de fornecedores e demais atividades pertinentes a função.

O auxiliar administrativo tem uma rotina bem dinâmica e agitada, ele sempre tem trabalho para fazer, dificilmente fica parado porque ele que impulsiona as coisas dentro do negócio.

Para ser tornar um profissional desta área é importante investir em um curso de qualificação. Além da qualificação profissional, geralmente obtida por um curso livre, há também curso de ensino técnico e uma graduação de nível bacharelado ou licenciatura caso você tenha interesse no nível superior.

A duração do curso de graduação são 5 anos e você sai formado em Administração. É importante que além do curso mencionado, você fale outros idiomas, tenha um excelente pacote de informática, fale e escreva o português correto e saiba digitar rápido.

Já a duração de um curso de qualificação profissional de Auxiliar Administrativo possui uma carga horária de 160 horas.

Como é o Mercado de Trabalho para o Auxiliar Administrativo?

Podemos dizer com toda autoridade que este profissional é um dos mais procurados do mercado. Em uma rápida busca nos sites de emprego você pode ver o quanto a demanda de trabalho procurando esse perfil profissional é grande.

Por ser um profissional bem versátil dentro das unidades de negócio e carreira, diversos setores precisam desta mão de obra. Há diversos lugares que necessitam desse profissional, caso seja seu interesse ser especializar é uma boa área, apesar de muito concorrida.

Onde fazer o curso de Auxiliar Administrativo?

Tudo vai depender da onde você reside, porém é importante prestar atenção se a instituição de ensino escolhida vai ter a capacidade de te agregar valor e prestar o suporte necessário para uma perfeita realização do seu curso.

Tudo depende também da modalidade que você vai escolher entre profissionalizante, tecnólogo ou graduação. Instituições renomeadas no mercado como Estácio, Senac, Senai faculdades federais, Faetec dentre tantas outras pode ser uma boa opção.

No Senac e no Senai é possível encontrar o curso como “Assistente Administrativo”.

Não saia por aí escolhendo o primeiro local para realizar o curso, pesquise bastante, veja o conteúdo programático, consulte o plano de aulas, ser vai ter conceitos teóricos e práticos durante o ensino, visitas técnicas e o reconhecimento é claro do MEC.

Atualmente no mercado de trabalho brasileiro, a função auxiliar administrativo não possui um piso salarial definido, pois em cada estado cada categoria e cada sindicato firma um acordo diferente.

Por isso, os salários variam muito de acordo com a região, mas uma definição levantada pelo o SINE (Site Nacional de Empregos) o salário de um profissional auxiliar com pouca experiência no mercado fica entre um salário mínimo nacional R$ 1.045 a R$ 2.500.

Conclusão

Para quem está em busca de uma qualificação profissional que garanta um espaço no mercado de trabalho, o curso de Auxiliar Administrativo pode ser a melhor opção nesse momento.

A dica é se qualificar em outras áreas importantes, como aprender inglês, utilizar o Excel, saber o básico de informática. E aí, está pensando em fazer esse curso? Deixe um comentário e participe da conversa!

Nascida no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, atuo há mais de 6 anos desenvolvendo conteúdos para diversos nichos de atuação. Formada em administração de empresas, técnica em segurança do trabalho, logística e palestrante.

3 comentários

  • Responder

    Boa noite, Busco uma vaga de curso profissionalizante em assistente administrativo ,para concorrer uma vaga de trabalho com salario melhor..

  • Responder

    queria fazer um curso de administraçao

  • Responder

    Boa tarde! Busco uma vaga de curso profissionalizante em assistente administrativo ,para concorrer uma vaga de trabalho com salario melhor..

Comente