Curso de Medicina Veterinária: Conheça a graduação

Para os apaixonados (as) por animais, o curso de medicina veterinária pode ser uma excelente opção para seguir carreira, pensando em sanar todas as suas dúvidas a respeito da área.

Montamos esse post que vai te ajudar a responder algumas questões, como: Como funciona a carreira? O que um médico veterinário faz? Mercado de trabalho? Salário médio? É assim te ajudar a decidir em fazer ou não a graduação nesta área.

Como é o curso de medicina veterinária?

Quem gosta de lidar com animais pode apostar no curso de medicina veterinária, a formação de nível bacharelado tem duração de 5 anos, onde o indivíduo pode escolher a modalidade parcial ou integral.

Curso de Medicina Veterinária
Foto: Reprodução/Freepik

O aluno terá aulas divididas entre teoria e prática, com matérias que englobam desde dos cuidados e direitos dos animais até mesmo empreendedorismo.

Geralmente as Universidades que oferecem esse curso tem parcerias com centro veterinários, onde o aluno auxilia os formados na prática, assim aprendendo também como é rotina de trabalho do dia a dia deste profissional.

A profissão de médico veterinário foi regulamentada em 1968 e para exercer a profissão é obrigatório obter o diploma.

Os dois primeiros anos do curso de medicina veterinária traz muito o conteúdo de ciência biológicas, ciência sociais, ciências exatas, bioética além de abordar técnicas clinicas e doenças.

No geral, a formação de medicina veterinária pode levar até 6 anos, pois em algumas instituições ao invés do TCC é exigido o estágio feito sob supervisão para que o aluno possa receber o diploma de formação de médico veterinário.

O que um médico veterinário faz?

Veterinários são profissionais que se dedicam a tratar e prevenir quaisquer doenças que venha afetar a qualidade de vida e saúde dos animais. Ele é o doutor dos animais.

É o profissional que vai tratar e prescrever o tratamento para todos os tipos de problema que venha comprometer a saúde do seu pet ou animal de estimação.

Em outras palavras, o médico veterinário é o profissional que cuida da saúde e bem estar dos animais, o profissional que optar em seguir estar profissão tem um perfil muito tranquilo, respeita as pessoas e os animais no geral.

Tem um excelente controle emocional e consegue lidar facilmente com as situações de risco.

Onde fazer a graduação de medicina veterinária?

Tudo vai depender da onde você reside, cada estado tem suas Universidades de nome e referência no mercado, tanto presencial, como semipresencial já existe o curso de graduação.

O que você deve ser atentar ao escolher o curso é ser a Universidade escolhida, vai lhe prestar o suporte necessário para a sua formação, procure saber ser o curso lá é reconhecido pelo o MEC. Veja ser a Universidade tem boas referência, verifique ser você vai ter estágio supervisionado.

O ideal é que a Universidade atenda todos os requisitos legais do Ministério da Educação.

A grade curricular do Curso de Medicina Veterinária tende a variar também de estado para estado, mais no geral você vai aprender matérias como:

  • Legislação na veterinária;
  • Meio ambiente;
  • Direito dos animais;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Biologia;
  • Bioquímica;
  • Reprodução animal;
  • Prática laboratorial;
  • Nutrição e muito mais.

Mercado de Trabalho

O mercado está em expansão, mas é uma área de atuação bem ampla e promissora. O médico veterinário é um profissional que pode atuar em negócios privados ou públicos.

Ou ser preferir, pode abrir o seu negócio próprio como profissional liberal, tendo a sua própria clínica veterinária ou hospital que cuide somente de animais.

Caso não queira seguir essas carreiras citadas acima, ainda pode ser dedicar aos concursos de pesquisadores e professores na área de medicina veterinária.

Um médico veterinário no geral tem a seguintes áreas de atuação:

  • Tratamento dos animais de pequeno, médio e grande porte;
  • Aprimoramento genético;
  • Atendimento em clínica veterinária;
  • Zoológicos;
  • Inspeção alimentar;
  • Comércio de alimentos e medicamentos para animais;
  • Dentre várias outras áreas de atuação.

Futuro promissor da Profissão de Medicina Veterinária

O médico veterinário (a) pode atuar em diversos locais, porém a grande maioria se forma e abre o seu próprio negócio, a profissão dar bastante autonomia para isto.

Essa área é de grande expectativa para quem quer empreender, no dia a dia é bem provável que você atenda uma diversidade de animais e tenha que fazer procedimentos distintos dentro da sua profissão.

Entre os principais, estão: Atendimento ambulatorial, castração, cirurgias, vacinação, internações e aplicações de medicamentos. Todo esse cuidado que você vai ter com os animais e os procedimentos ministrados, você vai desenvolver e aprender na graduação.

A área de medicina veterinária por incrível que pareça é um setor muito requisitado, pois está diretamente ligado aos controles ambientais, inspeções, controle de produtos de origem animal, conservação da fauna e saneamento.

É uma profissão que te permite muitas possibilidades, a remuneração deste profissional estar vinculado ao mínimo nacional do seu país e varia muito de acordo com a jornada de trabalho.

Um profissional desta área pode estar ganhando de R$ 6.000 a R$ 8.500 de uma carga horária de 6 a 8 horas de trabalho diariamente.

Nascida no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, atuo há mais de 6 anos desenvolvendo conteúdos para diversos nichos de atuação. Formada em administração de empresas, técnica em segurança do trabalho, logística e palestrante.

Comente