História – Veja como é o Curso de História

Fazer o curso de História é essencial para saber de onde viemos e compreender como a sociedade funciona e para onde ela está se direcionando. Nessa formação, você aprende a investigar documentos antigos, avaliar fontes de informação, comparar registros e explicar fatos do passado que se desenrolaram e impactaram os dias atuais.

Se você gosta de ler, este curso é ideal para você pois passa por muitas disciplinas práticas. Você faz pesquisa de campo, como documentação, museus, espaços culturais, pinacotecas entre outras funções além da docência. É uma vasta área para exercer uma profissão.

Quer conhecer mais? Leia o artigo para conhecer mais essa formação e visualizar quais são as principais faculdades públicas e particulares que oferecem o curso.

Como é o curso de História

Boa parte dos cursos oferecidos de história são atrelados a licenciatura, porque é onde tem mais demanda no mercado de trabalho. Inclusive, é arriscado fazer só bacharel, porque como professor há garantias que você tenha aula e, assim, trabalho.

Curso de História

No curso de história você irá aprender diversos temas, como história antiga, medieval, entre outras matérias que são repletas de informações ricas de todas (ou quase) regiões do mundo.

Além das disciplinas obrigatórias, você precisará participar de eventos complementares para compor o número de atividades que o curso exige, isso você consegue em eventos e palestras, muitos acontecem na faculdade mesmo.

As mensalidades variam de 300 reais a 900 reais. Algumas não cobram mensalidade por ser pública, mas se você não morar na cidade terá gastos com moradia e custos relacionados.

O que faz um Historiador

O historiador estuda o passado humano e esses estudos se dão por meio de investigação e interpretação de acontecimentos do mundo. A rotina de trabalho baseia-se principalmente em pesquisar documentos, manuscritos, objetos, gravações, impressos, filmes, jornais, prontuários e fotos.

Primeiramente você faz uma pesquisa, depois seleciona, classifica e relaciona as informações levantadas. Essas pesquisas costumam ser feitas em lugares específicos onde exigem cuidado na manipulação dos materiais.

Depois de fazer todo este tipo de documentação, o historiador faz uma datação do fato ou do objeto, verificando a autenticidade e analisando a importância e significado para a compreensão dos acontecimentos ao longo da história.

Outra função é ser professor universitário ou de ensino médio e ensino fundamental. Para ser professor universitário é necessário ter mestrado ou doutorado.

Faculdades que oferecem o curso de História

Veja, a seguir, algumas das instituições de ensino superior que oferecem essa formação:

Universidades Públicas

  • USP
  • UNICAMP
  • UNIFESP
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Universidade Particulares

  • Anhembi Morumbi
  • Unimep
  • Anhanguera
  • Unip
  • Anhembi Morumbi
  • EAD Estácio
  • Unip
  • Cruzeiro do SUL

Curso de História EAD

O Curso de História EAD é oferecido por diversas faculdades e lado bom que além você estudar em casa, você pode fazer em menos tempo que as outras universidades exigem, em apenas 3 anos em média!

Inclusive a cursos na internet que estão disponíveis por apenas 150,00 reais, é um curso acessível que você pode fazer tranquilamente e ter uma profissão.

Mas quando se trata de EAD é necessário ter disciplina, pois você irá estudar sozinho, ou seja tem que fazer ou não pega diploma, ok?

Bolsas Curso de História

Há várias instituições que oferecem bolsas de estudos para o curso de História, com descontos variados que podem chegar a 100%.

Entre elas estão a, Anhembi Morumbi e Anhanguera, por exemplo, que estão com descontos de até 100% caso os interessados utilizarem a nota do ENEM.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudos com descontos variados para as principais instituições de ensino superior do país.

Existem diversos faculdades oferecendo bolsa para o curso de História de mensalidade a partir de 470 reais por mês, você pode conferir neste link aqui: https://querobolsa.com.br/.

SISU

O SISU é um programa criado que possibilita a entrada em faculdades públicas do Governo Federal. Para ingressar na faculdade de História, é preciso tirar uma boa  nota no ENEM Assim, o sistema utiliza a pontuação obtida para selecionar quem está elegível pela vaga. Quanto maior for sua pontuação no exame, mais chances você terá para entrar em uma vagas destinada ao SISU.

Para se cadastrar e obter mais informações sobre o sistema de seleção unificada, você deve entrar neste site: https://sisu.mec.gov.br/#/.

ProUni

O ProUni tem dois tipos de bolsas: a integral e parcial (que corresponde metade da bolsa). As bolsas integrais (onde o curso é totalmente gratuito) são destinadas para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já a parcial é para estudantes que tem até 3 salários mínimos de renda família.

Para se cadastrar você deve entrar neste site: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Como é o mercado de trabalho para quem faz o curso de história?

Você pode trabalhar com Autoria e Consultoria, pode trabalhar em editoras, avaliação de material didático, filmes, séries e até novelas de época.

No curso de história você pode atuar também na preservação de dados históricos e documentos de acervos e museus e centros de documentação.

Você também pode ser um pesquisador fazendo o curso de história, desenvolvendo teses, artigos, livros com base em investigações de assuntos específicos em arquivos etc.

A média salarial gira em torno de 2000 reais à 10 mil reais.

O curso de história é fundamental para que você compreenda melhor o ser humano e as ações da humanidade ao longo dos séculos.

E todas essas condições e pesquisas são ensinadas aos longo dos anos quando se é professor de história, isto é, significa que você irá causar impacto na vida de uma pessoa, fazendo com que ela aprenda e tenha valores que só se aprendem em uma sala de aula.

Como aprender a votar corretamente, como aprender a valorizar a cultura, aprender a se posicionar no mundo, ter senso crítico e muito mais.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente