Curso de Fotografia Gratuito: 5 dicas para iniciantes

Você gosta de registrar momentos, situações, paisagens e fotografar pessoas, quer se especializar no assunto, mas está sem grana para investir em sua carreira? Então o curso de Fotografia gratuito pode ser a alternativa que você estava buscando (e nem sabia ainda).

Embora os cursos pagos sejam mais profissionais, na maioria das vezes, também é possível encontrar boas opções de cursos gratuitos sobre o tema.

Fizemos uma seleção com alguns dos melhores cursos gratuitos de Fotografia para que você possa aprender, desenvolver técnicas e conceitos acerca do assunto. Saiba mais nos tópicos abaixo.

Cursos Gratuitos de Fotografia para Iniciantes: Onde fazer

Existem diversas opções gratuitas de cursos de Fotografia na internet. Em alguns sites, é possível obter o certificado sem nenhum custo após a conclusão dos estudos. Já em outros, será necessário pagar uma pequena quantia para pegar o diploma.

Curso de Fotografia Gratuito: 5 dicas para iniciantes
Reprodução/Pixabay

Seja como for, selecionamos 5 sites e plataformas que oferecem cursos grátis de Fotografia. Confira:

1. GinEaD

Na plataforma GinEaD é possível encontrar cerca de 400 cursos online gratuitos, disponíveis em diversas categorias e áreas de atuação. O curso grátis de Fotografia Digital é uma das opções que são oferecidas no site.

O curso tem carga horária de 40 horas e é totalmente online. É indicado especialmente para quem está dando os primeiros passos na área.

O seu conteúdo pragmático é composto pelos seguintes tópicos:

  • Breve histórico
  • O que é Fotografar?
  • A Luz e as Cores
  • Equipamentos e Formatos (Convencionais X Digitais)
  • Como a imagem é registrada?
  • Os dispositivos de exposição
  • Como fotografar?
  • A composição da imagem
  • Imprima e Impressione
  • Escolhendo um equipamento
  • Cuidados especiais

Embora esse curso seja gratuito, caso o aluno queira obter o certificado será necessário fazer um pequeno investimento. Acesse essa página e clique em “Matricular neste curso” para começar a estudar.

2. Prime Cursos

A Prime Cursos oferece um curso gratuito de Fotografia bem similar ao da plataforma acima. O conteúdo pragmático é parecido e também é indicado para quem está começando.

Nesse curso você também aprenderá o significado de vários termos e jargões utilizados por profissionais.

Acesse a página do curso e clique no botão “Assinar grátis” para se matricular.

3. Fundação Bradesco

A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece diversos gratuitos, como vocês já devem ter visto aqui no blog. Um dos cursos oferecidos é o Fotografias com Dispositivos Móveis.

O objetivo do curso é capacitar os alunos a tirarem e editarem as fotos em seus dispositivos móveis, especialmente smartphones. O nível das aulas é de iniciante, a carga horária é de 8 horas e o curso é composto por seis aulas. Que são:

  • Aula 1 – Introdução
  • Aula 2 – Recursos dos Dispositivos Móveis
  • Aula 3 – Técnicas para Tirar Fotos
  • Aula 4 – Qualidade e Resolução de Imagem
  • Aula 5 – Fotos
  • Aula 6 – Publicação nas Redes Sociais e Impressão de Fotos

Acesse o site da Escola Virtual e clique no botão “Quero me matricular”.

4. Havard

O Diploma in Digital Photography é oferecido pelo Universidade de Havard através da plataforma Alison. O curso tem uma duração que varia entre 10 a 12 horas e também é indicado para iniciantes. Especialmente àqueles que tem um bom conhecimento no idioma norte-americano.

Acesse a página do curso no site Alison para conferir mais detalhes. Clique em “Iniciar Curso Agora” para começar a estudar.

5. Escola Pública de Fotografia

A Escola Pública de Fotografia está presente no YouTube e oferece diversos cursos e materiais gratuitos para quem quer aprender mais sobre esse universo.

O conteúdo do canal é extenso, sendo perfeito para pessoas com todos os níveis de aprendizado. Veja um exemplo abaixo, no vídeo: O que é necessário para ser um bom fotógrafo?

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Esperamos que vocês tenham gostado dessas 5 dicas de cursos de Fotografia gratuito. Caso essas informações tenham te ajudado, pedimos que compartilhe-as em suas redes sociais para que mais gente possam vê-las. Bons estudos!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente