Jovem Aprendiz SENAI – Vagas, Benefícios, Inscrição

O Jovem Aprendiz SENAI é um programa onde jovens de todos os cantos do Brasil podem ter acesso à primeira oportunidade de emprego, além de estudar em uma das instituições de ensino profissionalizante mais relevantes da América Latina.

Ingressar no mercado de trabalho é um grande desafio para adolescentes e jovens adultos sem experiência. Isso porque a maioria das empresas pedem experiência. Só que, para quem nunca trabalhou formalmente, atender esse requisitos torna-se praticamente impossível.

Por isso foi criado o programa Jovem Aprendiz. Dessa maneira, os jovens podem aprender tanto na teoria quanto na prática. E, ao concluir o programa, terão a experiência e o conhecimento necessário para conseguir bons empregos no mercado de trabalho.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz do SENAI?

O Jovem Aprendiz é um programa criado por lei para garantir que adolescentes e jovens adultos sem experiência tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz SENAI - Vagas, Benefícios, Inscrição
Reprodução/SENAI

O programa é baseado na Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio a grande porte contratem uma porcentagem de aprendizes para integrarem os seus quadros de funcionários. Esse percentual pode variar entre 5% a 15%, dependendo do tamanho da empresa.

Além dos benefícios trabalhistas oferecidos, as empresas também devem oferecer cursos de capacitação profissional para os participantes. Aí entra o SENAI. Muitas empresas escolhem a instituição de ensino profissionalizante para oferecer o curso de capacitação para os aprendizes.

Benefícios oferecidos pelo programa Jovem Aprendiz

De acordo com a legislação, todo jovem contratado como Aprendiz deverão receber alguns benefícios trabalhistas. No entanto, algumas companhias podem oferecer outros benefícios para aqueles que são determinados pela Lei da Aprendizagem.

Por isso, é importante ressaltar que as vantagens proporcionadas podem variar de acordo com a empresa contratante.

Veja quais são os principais benefícios oferecidos aos selecionados para participar do programa:

  • Salário baseado em horas trabalhadas;
  • Curso profissionalizante;
  • FGTS;
  • Vale-alimentação ou vale-refeição;
  • Vale-transporte;
  • Férias remuneradas;
  • E muito mais.

Onde encontrar vagas para o programa Jovem Aprendiz SENAI?

O SENAI oferece, anualmente, centenas de vagas para o programa de Menor Aprendiz. As vagas são para cursos das áreas da indústria. Ao ser selecionado, o candidato passa atuar em um desses setores, sendo devidamente supervisionado por um profissional experiente.

As oportunidades são publicadas em processos seletivos e editais que podem ser vistos nos sites do SENAI de sua região.

Dessa maneira, para saber o número de vagas e os processos seletivos que estão disponíveis, os interessados deverão entrar em contato com a instituição e/ou acessar o site de sua região.

Quem pode ser um Menor Aprendiz SENAI?

É muito importante conferir os requisitos necessários para se tornar um menor aprendiz. De acordo com a Lei da Aprendizagem, os candidatos elegíveis devem atender os seguintes pré-requisitos:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Renda mensal per capita familiar deve ser de até 2 salários-mínimos federais;
  • É necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio em uma escola pública. Candidatos que estudam em escola particular sob condição de bolsistas também estão elegíveis;
  • Ter disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho diária e realizar o curso de capacitação profissional.

Como se inscrever no Menor Aprendiz SENAI

As inscrições para o programa podem ser realizadas a partir do site oficial da instituição. Para ajudá-los, confira as dicas que trouxemos no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do SENAI;
  2. Desça a página até o rodapé e clique na opção “Banco de Talentos”. Nessa página, digite por “Jovem Aprendiz” no campo de buscas;
  3. Em poucos segundos será mostrado todas as vagas para jovem aprendiz;
  4. Toque na vaga desejada, confira os detalhes e envie o seu currículo.

Pronto, você está participando do processo seletivo para o Jovem Aprendiz SENAI. Para aumentar suas chances de ser contratado, envie o seu currículo para outras empresas. Boa sorte!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente