Curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC 2021 – Como é, Inscrição

O curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC é indicado para quem deseja trabalhar na área, realizando, interpretando e operando equipamentos em laboratórios. Como esse é um segmento que tem muita demanda, os profissionais formados têm várias oportunidades no mercado de trabalho.

Como o mercado anda cada vez mais disputado, sai na frente aqueles que investem em cursos e qualificações profissionais de qualidade. E se você está em busca de uma capacitação profissional e deseja atuar na área, o curso Técnico em Análises Clínicas pode ser ideal para você.


No conteúdo de hoje mostraremos como funciona o curso, o que você aprenderá, como realizar a sua inscrição e outras informações importantes.

Sobre o SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição de ensino profissionalizante voltada para os segmentos do comércio de bens, serviços e saúde. A instituição foi fundada em 1945 e hoje está presente em todos os Estados e no Distrito Federal.

Logo do SENAC
Reprodução/SENAC

A qualidade dos cursos do SENAC é reconhecida em todo mercado de trabalho. Por conta disso, a entidade se tornou referência em capacitação profissional em diversas áreas. O SENAC oferece cursos em diferentes modalidades de ensino, tais como:

  • Cursos Livres (Formação Inicial e Continuada)
  • Cursos Técnicos
  • Especialização Técnica de Nível Médio
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Idiomas
  • Aprendizagem Comercial (Jovem Aprendiz)

Contar com um certificado do SENAC é um grande diferencial para o mercado de trabalho. Por conta disso, a grande maioria que se forma na instituição consegue arrumar um bom emprego e/ou encontra boas oportunidades profissionais em suas respectivas áreas.

Como é o curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC?

O curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC tem uma carga horária de 1.200 horas e suas áreas são presenciais. No entanto, algumas aulas poderão ser remotas, mas isso dependerá da unidade que está ofertando a habilitação técnica.

No curso os alunos aprenderão a fazer exames, análises clínicas de materiais coletados e operador equipamentos em laboratórios de saúde. Os alunos experimentarão os desafios reais da profissão, dentro e fora da sala de aula.

Técnico em Análises Clínicas do SENAC
Alunos no curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC. Reprodução/SENAC

Os alunos também farão atividades em laboratórios, como a coleta e análise de materiais biológicos. Além disso, desenvolverão outras atividades relacionadas a profissão.

Ao ser aprovado na avaliação final e concluir o curso, o aluno receberá um certificado do SENAC. O profissional formado no curso Técnico em Análises Clínicas poderá se filiar ao Conselho Regional de Farmácia (CRF).

O que vou aprender

O curso de habilitação técnica é completo. Veja a seguir qual é o conteúdo do curso e o que você aprenderá:

  • Coletar materiais biológicos, auxiliando no processo de registro, armazenamento, conservação, distribuição e transporte das amostras
  • Separar e descartar resíduos dos serviços de saúde
  • Auxiliar em atividades administrativas em análises clínicas
  • Prestar assistência em situações de emergência
  • Preparar e processar amostras biológicas em hematologia, imunologia, bioquímica, parasitologia, urinálise, fluido seminal, microbiologia e biologia molecular
  • Auxiliar na gestão da qualidade em serviços de análises clínicas
  • Ferramentas para exercer atendimento atento e humanizado

Quem pode se inscrever

O curso é indicado para quem gosta da área de saúde e deseja trabalhar com análises clínicas. Os interessados deverão atender os seguintes pré-requisitos:

  • Ter concluído o Ensino Médio ou, no mínimo, estar cursando o 2º ano do EM;
  • Ser maior de 17 anos;
  • Em caso de aulas remotas, é necessário ter um dispositivo, como tablet, computador ou smartphone, e uma boa conexão com a internet.

Além disso, os interessados em fazer o curso deverão apresentar os seguintes documentos:

  • RG (apresentar o original);
  • CPF (apresentar o original);
  • Certificado ou outro documento que confirme a conclusão do ensino médio ou comprovante de matrícula no ensino médio, caso esteja cursando (apresentar original e cópia simples).

Inscrição Técnico em Análises Clínicas do SENAC 2021

O curso Técnico em Análises Clínicas é oferecido em diversas unidades do SENAC pelo Brasil.

No entanto, o interessado terá que verificar se a habilitação técnica está sendo oferecida em sua região e quais unidades estão oferecendo o curso para, então, poder realizar a sua inscrição.

Inscrição Técnico em Análises Clínicas do SENAC 2021
Reprodução/SENAC

Veja como verificar a disponibilidade do curso de Técnico em Análises Clínicas pelo site do SENAC:

Passo 01: Acesse o site oficial da instituição. Em seguida, toque na região desejada e, para finalizar, no Estado em que deseja realizar o curso.

Passo 02: Você será redirecionado para o site do SENAC de sua região. Nesse espaço, você pode encontrar o curso Técnico em Análises Clínicas pelo menu, em “Cursos Técnicos”, ou utilizando o campo de buscas do site.

Passo 03: Na página do curso é possível conferir mais detalhes e informações, assim como visualizar quais unidades estão oferecendo a qualificação profissional.

Passo 04: Toque em “Inscreva-se” ou “Compre esse curso” e faça um rápido cadastro no site.

Passo 05: Após a conclusão da compra do curso, você receberá um e-mail da instituição com todas as informações referentes ao início das aulas etc.

O valor do curso pode variar de acordo com a região e outros fatores.

Conclusão

O curso Técnico em Análises Clínicas do SENAC é uma habilitação técnica que tem uma duração média de dois anos e que forma profissionais para atuar em laboratórios de saúde, fazendo exames e realizando análises clínicas de materiais biológicos.

O salário de um profissional formado depende muito da região e do nível de experiência. Para exercer a profissão, é aconselhado registrar-se no CRF no Estado em que irá atuar.

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente