Curso de Cuidador Infantil do Senac – Curso Gratuito, Inscrição

Se você gosta de crianças e deseja trabalhar na área, o curso de Cuidador Infantil do Senac pode ser a qualificação profissional ideal para você. Nesse curso, você aprenderá a incentivar a autonomia e o desenvolvido de crianças, além de outras coisas.

Como o Senac é uma das principais referências na formação de profissionais para o mercado de trabalho, fazer esse curso é um excelente investimento. Algumas unidades oferecem o curso gratuitamente.

Veja como funciona o curso, quem pode se inscrever, o que você vai aprender e mais informações e detalhes importantes acerca dessa qualificação profissional.

Sobre o Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição de ensino profissionalizante, privada e sem fins lucrativos, fundada em 1946 com o intuito de capacitar pessoas para atuarem nos diversos segmentos do comércio de bens, prestação de serviços e turismo.

Curso de Cuidador Infantil do Senac
Reprodução/Senac

Os cursos do Senac se tornaram referência no mercado. Atualmente, grande parte dos profissionais formados na instituição conseguem empregos em suas respectivas áreas nos seis primeiros meses após se formarem.

No Senac é possível encontrar cursos pagos e gratuitos em diferentes segmentos e níveis de conhecimento. O certificado da instituição tem um grande peso e prestígio em todo território nacional.

Como é o curso de Cuidador Infantil do Senac?

O curso de Cuidador Infantil é oferecido presencialmente em uma unidade do Senac. No entanto, dependendo da região/unidade, algumas aulas podem ser remotas. Em alguns lugares, o curso pode ser ministrado a distância.

As aulas são dinâmicas e práticas, e buscam conectar os alunos com as inovações da área. Há espaço para o debate e para a troca de experiência entre os alunos e professores.

O curso tem uma carga horária total de 160 horas. Ao concluir as aulas e a avaliação final, os alunos receberão o certificado de conclusão.

Não é exigido uma lista de material específico.

O que vou aprender no curso

No curso de Cuidador Infantil do Senac, você aprenderá:

  • Auxiliar a criança em atividades diárias, como alimentação, higiene, estudo e lazer;
  • Entender as peculiaridades nas diferentes fases e condições da criança;
  • Teoria e prática sobre crescimento e desenvolvimento infantil;
  • Técnicas de educação positiva;
  • Estratégias de comunicação com a criança e responsáveis;
  • Agir em casos de vulnerabilidade social, psicológica e física, além de saber prever e lidar com alterações comportamentais da criança;
  • Lidar com situações de doenças, rupturas e cuidados paliativos;
  • Cuidar de crianças com deficiências físicas, intelectuais e transtornos psicológicos;
  • Garantir a segurança da criança e saber prestar primeiros socorros, se necessário
  • Acessar programas voltados à criança, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Valor do curso

O valor do curso de Cuidador Infantil no Senac pode variar entre R$ 670,00 a R$ 1.000,00. Para saber o preço exato do investimento, será necessário acessar o site do curso ou entrar em contato com a unidade que o está ofertando.

Quem pode se inscrever

O curso é indicado para pessoas que gostam de crianças e desejam trabalhar como cuidador infantil. Os pré-requisitos para se inscrever nesse curso são:

  • Ter concluído o Ensino Fundamental II;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Em caso de aulas remotas, será necessário ter um tablet/computador/smartphone com uma boa conexão com a internet.

Como se inscrever no curso de Cuidador Infantil do Senac

As inscrições para o curso de Cuidador Infantil do Senac vão depender da região e da unidade que está oferecendo a qualificação profissional.

Em muitos lugares é possível se inscrever pela internet. Já em outros, não. Por isso, é preciso verificar no site do Senac de sua região a disponibilidade do curso e as formas de inscrição disponíveis.

Veja como verificar com o passo a passo abaixo:

Passo 01: Acesse o site oficial do Senac;

Passo 02: Desça a página até chegar em “Unidades”. Em seguida, toque na região desejada e, logo em seguida, no Estado que você deseja fazer o curso.

Como se inscrever no curso de Cuidador Infantil do Senac
Reprodução/Senac

Passo 03: Você será redirecionado para o site do Senac de seu Estado.

Passo 04: Agora, você pode procurar pelo curso de cuidador Infantil pela sessão “Cursos Livres” ou digitando o nome da qualificação no campo de buscas.

Passo 05: Na página do curso, veja se é possível se inscrever online. Caso não seja, pegue os documentos necessários e vá até a unidade realizar sua inscrição.

Curso Gratuito de Cuidador Infantil no Senac

O Senac oferece bolsas de estudos gratuitas para diversos cursos livres e técnicos através do Programa Senac de Gratuidade. Em várias unidades pelo país, o curso também é oferecido gratuitamente.

O programa oferece cursos gratuitos para pessoas de baixa renda. Dessa maneira, o Senac contribui com a qualificação profissional e aumenta as chances dessas pessoas encontrarem boas oportunidades no mercado de trabalho.

Acesse a página do PSG no site do Senac de sua região para saber se esse curso está sendo oferecido gratuitamente.

Conclusão

O curso de Cuidador Infantil do Senac é ideal para quem gosta e quer trabalhar com criança. Após se formar, os profissionais podem trabalhar em shoppings, escolas, creches e por conta própria.

A formação profissional é essencial para o exercício da profissão. Além disso, o profissional deve ter o perfil com as seguintes características: ser calmo, paciente e gostar de crianças.

E você, já se inscreveu no curso? Está com alguma dificuldade ou dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Viu algum erro nesse artigo ou gostaria de sugerir uma pauta? Entre em contato com a gente.

Comente