Jovem Aprendiz SENAC 2019 – Inscrições, Requisitos, Vagas

O Jovem Aprendiz SENAC 2019 é o primeiro contato com o mercado de trabalho de muitos jovens brasileiros. Através do programa, adolescentes e jovens adultos de 14 a 24 anos podem iniciar suas vidas profissionais em uma grande empresa e, durante sua experiência profissional, fazer um curso de capacitação profissional no SENAC.

O SENAC Jovem Aprendiz 2019 segue as diretrizes da Lei 10.097/00, que visa que empresas de médio a grande porte devem contratar aprendizes para integrar seu quadro de funcionários.

Contudo, é importante ressaltar que os contratados não atuarão diretamente no SENAC e, sim, nas empresas que estão realizando a contratação. A instituição atua, nesse caso, oferecendo um curso de capacitação profissional. Esse curso é obrigatório e contribuirá para a formação do menor aprendiz.

Como funciona o SENAC Jovem Aprendiz 2019

O SENAC é uma das principais instituições de ensino profissionalizante do país. Ao longo de seus 70 anos de história, contribuiu para a formação profissional de milhões de brasileiros.

SENAC Jovem Aprendiz 2019

De acordo com a Lei Aprendiz Legal, empresas de médio e grande porte devem contratar jovens de 14 a 24 anos e oferecer um curso de capacitação profissional. Como o SENAC é uma das instituições mais importantes do país, geralmente as empresas oferecem os cursos do jovem aprendiz na instituição de ensino profissionalizante.

As áreas de atuação do SENAC Jovem Aprendiz vai depender da empresa parceira. Geralmente, a instituição oferece cursos nas áreas de gastronomia, comercial, saúde, vendas, hotelaria, finança, administrativa etc.

Uma vez contratado, o aprendiz receberá um salário, benefícios trabalhistas e um curso de capacitação profissional no SENAC. O contratado é de até dois anos e não poderá ser estendido.

Para se inscrever-se no curso do Jovem Aprendiz SENAC 2019, os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: RG e Declaração original da escola.

Quais são os requisitos para ser um Jovem Aprendiz do SENAC

Quem está interessado em se tornar um jovem aprendiz SENAC em uma empresa e fazer um dos cursos de capacitação profissional oferecidos na instituição, será necessário atender algumas exigências do programa Aprendiz Legal. São elas:

Possuir idade de 14 a 24 anos;

Não ter trabalhado de carteira assinada anteriormente;

Estar devidamente matriculado no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio ou ter concluído os estudos recentemente;

Possuir disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho imposta pela empresa, sem que essa jornada prejudique os seus estudos.

Benefícios de trabalhar como Jovem Aprendiz SENAC

São vários os benefícios oferecidos para quem trabalha como jovem aprendiz no SENAC. Os benefícios principais são a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e fazer um curso de capacitação profissional em uma das melhores instituições de ensino do Brasil.

Veja também:
PRONATEC 2019
SENAC Cursos Gratuitos

Além disso, são oferecidos benefícios relacionados ao seu vínculo trabalhista com a empresa. Os principais benefícios de um menor aprendiz são:

Assistência médica e odontológica;
Férias remuneradas;
13º salário;
Vale-alimentação;
Vale-transporte;
Remuneração salário de acordo com a jornada de trabalho;
FGTS.

Esses são os benefícios gerais. Mas, dependendo da empresa contratante, o aprendiz poderá receber mais benefícios e vantagens.

Vagas para Jovem Aprendiz

Não é difícil encontrar empresas que estejam oferecendo vagas para contratar jovens aprendizes. Como essa contratação é determinada por lei, praticamente grande parte das empresas estão em busca desses jovens para realizar a contratação.

Com isso em mente, ao procurar por uma vaga de jovem aprendiz, mire sempre nas maiores empresas da sua região. Pois elas sempre estarão com o processo seletivo aberto para contratar novos talentos.

Veja a lista de algumas empresas que sempre estão sempre com as vagas abertas para o Jovem Aprendiz SENAC:

MC Donalds

O MC Donalds é reconhecida por ser a primeira experiência profissional de muitos jovens. Para concorrer as vagas de aprendiz, envie o seu currículo para empresa.

Acesse a página para cadastrar se currículo clicando aqui.

Coca-Cola

A Coca-Cola é outra empresa que sempre está em busca de jovens para atuarem como aprendizes. Para você cadastrar o seu currículo, clique aqui e preencha o formulário com todas as informações solicitadas.

Petrobras

A Petrobras é uma das empresas brasileiras mais importantes para a economia do país. A empresa também contrata aprendizes direto! Para saber quais são as vagas que estão sendo oferecidas, clique aqui.

Outras empresas que você deverá consultar:

Banco do Brasil;
Extra;
Carrefour;
Ambev;
Itaú;
Bradesco;
Caixa;
Casas Bahia.

Inscrições Jovem Aprendiz SENAC 2019

A inscrição deve ser feita, primeiramente, no site da empresa que está oferecendo a vaga de jovem aprendiz.

Os documentos exigidos são: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certificado Escolar e Comprovante de Residência.

Após ser contratado como aprendiz, o jovem deverá escolher o curso de capacitação profissional no site do SENAC de sua região.

Veja mais notícias na categoria SENAC Cursos.

Compartilhe essa matéria:
Está procurando emprego ou fazer uma renda extra para ajudar no fim do mês? Veja a nossa lista de 10 cursos livres para você começar o seu negócio HOJE mesmo. Confira!